Em webinar, IQA lança cartilha sobre segurança e qualidade para veículos eletrificados

Lançamento aconteceu, nesta sexta-feira (19.01), durante evento virtual promovido pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de São Paulo 

 

Nesta sexta-feira, 19 de janeiro, o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de São Paulo (Sincovid-SP), com o apoio institucional do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), realizou um webinar sobre veículos elétricos e híbridos. O evento online contou com a participação de mais de 200 pessoas na plataforma Zoom. 

Durante o webinar, o IQA lançou uma cartilha que oferece orientações de segurança e qualidade para veículos elétricos e híbridos. Sérgio Fabiano, gerente de serviços automotivos do Instituto, detalhou o processo de desenvolvimento da cartilha. A iniciativa tem como objetivo fornecer diretrizes importantes para profissionais envolvidos nas áreas de vendas, transporte e manutenção de veículos eletrificados. 

Sérgio Fabiano afirmou que a cartilha abrange orientações para toda a linha de veículos, incluindo leves, pesados e motocicletas, e foi desenvolvida em parceria com a Fenabrave. “O foco da cartilha é buscar a qualidade e a gestão dos processos dentro de um negócio específico. No caso, o veículo elétrico e híbrido: orientações de segurança e como lidar e gerir esses tipos de veículos dentro do meu negócio”. 

A cartilha é organizada em oito capítulos e foi elaborada com base na Norma Regulamentadora NR 10, que visa garantir a segurança e a saúde na operação com eletricidade em geral. Os principais tópicos do guia incluem uma visão geral da transição energética, detalhes técnicos sobre motores elétricos e híbridos, medidas preventivas durante operações e deslocamentos, diretrizes para capacitação profissional, atualizações legais e normativas, literatura técnica, dicas de primeiros socorros, entre outros. 

O webinar contou com a participação do presidente do Sincovid-SP, Álvaro Faria; e Rogério Lin, representando a empresa CKC-Bridgehill, especializada na comercialização de mantas corta-fogo desenvolvidas para controlar incêndios veiculares. A cartilha do IQA está disponível para download gratuito, sendo necessário realizar um cadastro na loja do Instituto para baixar o material. Clique aqui para baixar.  

 

Fonte: Assessoria de comunicação do IQA 

 

Escrito por
Imprensa IQA