Evento online abordou práticas eficazes que auxiliam as empresas no monitoramento de suas emissões de carbono e na emissão de relatórios por meio da plataforma IQA DS
Dando continuidade à série de workshops voltados para qualidade e sustentabilidade promovidos ao longo deste ano, o Instituto da Qualidade Automotiva realizou, nesta sexta-feira (20.09), mais um encontro com especialistas e profissionais do setor. O tema discutido foi “Inventário de Gases de Efeito Estufa: estratégias e ferramentas para uma empresa sustentável”, com foco em como as organizações podem adotar práticas para reduzir suas emissões de gases poluentes e contribuir para um futuro mais verde.
O inventário de gases de efeito estufa é um relatório utilizado por empresas ou projetos para quantificar suas emissões, provenientes de atividades como o uso de combustíveis fósseis, processos industriais e consumo de eletricidade. O objetivo deste inventário é mensurar o impacto ambiental das operações e planejar estratégias eficazes para reduzir essas emissões, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
Durante a apresentação, Alexandre Aguiar, instrutor e auditor do IQA, destacou que normas internacionais, como a ISO 14064, são ferramentas fundamentais que auxiliam as empresas a planejarem ações direcionadas à mitigação de emissões e alcançarem metas globais, como a neutralidade de carbono.
Embora não seja obrigatório para todas as empresas, em alguns casos o inventário pode ser exigido por legislações locais ou internacionais, especialmente em setores com grande impacto ambiental. No Brasil, por exemplo, o estado de São Paulo possui uma legislação que obriga algumas empresas a realizarem o inventário anualmente e submetê-lo à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
No Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) também possui uma resolução que trata da apresentação de inventário de emissões de gases de efeito estufa para fins de licenciamento ambiental. Além disso, muitos investidores, clientes e normas de certificação, como a ISO 14001, vêm exigindo que as organizações incluam esse levantamento como parte de suas práticas de sustentabilidade.
Segundo Aguiar, mesmo que não haja uma obrigatoriedade universal, a realização do inventário é uma tendência crescente, impulsionada pela demanda por transparência ambiental, pela valorização da reputação empresarial e pela pressão global para reduzir emissões e combater as mudanças climáticas.
Plataforma IQA DS
Durante o workshop, foi apresentada a Plataforma IQA DS, uma solução do Instituto da Qualidade Automotiva que auxilia empresas na gestão 360º ESG, incluindo a criação do inventário de emissões de gases de efeito estufa. Com um layout simples e intuitivo, o sistema oferece diversos recursos para que empresas da cadeia automotiva, independentemente do porte ou área de atuação, possam monitorar métricas de sustentabilidade relevantes.
Rafael Correa, especialista em desenvolvimento de software do IQA, explicou que, após mapear as fontes de emissão, as empresas podem cadastrar esses dados na plataforma, definindo responsáveis e facilitando o registro contínuo das informações. Um dos principais recursos da plataforma é o módulo de cálculo de inventário, que utiliza um algoritmo para identificar as fontes registradas e aplicar fatores de emissão de acordo com a metodologia GHG Protocol.
É importante ressaltar que todos os dados gerados na plataforma do IQA DS podem ser utilizados em uma variedade de relatórios de sustentabilidade e na elaboração de estratégias empresariais, incluindo planos de descarbonização. Para mais informações sobre a plataforma e todas as iniciativas do IQA DS, visite o site oficial disponível aqui.
Sobre o IQA DS
O IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade é um programa do Instituto da Qualidade Automotiva, desenvolvido a partir de um estudo com empresas e entidades, com o objetivo de atender qualquer negócio do setor automotivo, independentemente do porte ou nível de maturidade em ESG. O IQA DS oferece uma jornada completa em responsabilidade ambiental, social e de governança para as organizações, incluindo trilha de sustentabilidade e sensibilização, treinamentos, diagnósticos, certificações e uma plataforma para gestão 360º em ESG.
Fonte: Assessoria de Imprensa do IQA