Nova classificação API SQ: avanço na tecnologia de lubrificantes

24 07 2025

Mudança reforça o compromisso do setor automotivo com a inovação e a sustentabilidade

 

A partir de 31 de março de 2025, o setor automotivo passou por uma transformação significativa com a introdução da API SQ, a nova especificação global de óleo lubrificante que substituiu a atual API SP, que visa oferecer maior proteção, eficiência e sustentabilidade para os motores modernos, atendendo às exigências mais rigorosas de economia de combustível e controle de emissões.

A mudança reforçou o compromisso contínuo do setor com a inovação e a sustentabilidade, alinhando-se aos padrões de desempenho do International Lubricants Standardization and Advisory Committee (ILSAC) GF-7 e incluindo especificações para óleos de viscosidade ultrabaixa, como SAE 0W-8 e SAE 0W-12.

A API SQ representa um avanço significativo na tecnologia de lubrificantes, trazendo benefícios importantes para o desempenho e a durabilidade dos motores, além de contribuir para a redução do impacto ambiental. A nova especificação também estabelece um limite máximo de 0,9% para o conteúdo de cinzas sulfatadas (SASH), visando proteger componentes como os filtros de partículas de gasolina (GPF) e garantir a durabilidade dos sistemas de controle de emissões.

Segundo Sergio Fabiano, gerente de Expansão e Inovação do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, “a escolha do óleo correto é essencial para o desempenho e a longevidade do motor. Óleos que atendem à especificação API SQ reduzem o desgaste, evitam a formação de depósitos, melhoram a eficiência do motor e contribuem para a economia de combustível e a redução de emissões”.

 

Capacitação profissional

Para garantir a aplicação correta desses lubrificantes avançados, é essencial que os profissionais de manutenção automotiva recebam treinamento adequado. O IQA oferece cursos especializados, ministrados por instrutores qualificados, que abordam normas e tendências do setor. “Profissionais atualizados estarão mais preparados para essas tecnologias, assegurando o máximo desempenho e proteção dos motores”, destaca Delma Quintanilha, representante chefe do API para América Latina.

Atualmente, o IQA oferece dois treinamentos sobre a Especificação API. O primeiro é o Treinamento de Fundamentos da Especificação API Q1 – 10ª Edição, voltado para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os requisitos do sistema de gestão da qualidade. Com uma abordagem gerencial e focada em negócios, o curso oferece uma compreensão prática das diretrizes da 10ª edição da API Q1, permitindo que os participantes apliquem as melhores práticas em seus processos e elevem os padrões de qualidade em suas organizações.

Já o Treinamento de Fundamentos da Especificação API Q2 é destinado a profissionais que atuam na gestão da qualidade em empresas fornecedoras de serviços para as indústrias de petróleo e gás natural. O programa aborda os requisitos essenciais da API Q2, proporcionando uma visão estratégica para a implementação de um sistema de gestão eficaz, com foco na mitigação de riscos, melhoria contínua e conformidade regulatória. Os

participantes desenvolvem um entendimento aprofundado dos requisitos da API Q2, aprimorando sua capacidade de implementar processos mais seguros, eficientes e alinhados às exigências globais da indústria.

Para mais informações sobre a API Q1, API Q2 e oportunidades de treinamento, acesse o site oficial do IQA.

Saiu na Mídia

Move News

Auto Mundo

 

Imprensa IQA
Escrito por
Imprensa IQA