Agora você realizará suas inscrições para treinamentos pelo site da Academia IQA.
Para acessar os treinamentos e realizar novas inscrições, clique no botão abaixo.
Ir para a academia IQAApenas os três primeiros projetos estão com a classificados com a sua posição na classificação final do Prêmio da Qualidade IQA.
Os demais projetos do top 10 estão organizados em ordem alfabética.
Qualidade Automotiva no Jornalismo
+ DetalhesCOMO A IA FAZ MONTADORAS POUPAREM DINHEIRO E ATÉ AJUDAREM A NATUREZA
NOME: VITOR MATSUBARA
EMPRESA: AUTOMOTIVE BUSINESS
LINK DA MATÉRIA: https://painel.automotivebusiness.com.br/noticias/como-a-ia-faz-montadoras-pouparem-dinheiro-e-ate-ajudarem-a-natureza/
Matéria que explica como a inteligência artificial, por meio de tecnologias como machine learning e gêmeos digitais, pode simular ambientes e situações de linhas produtivas, evitando gastos de tempo e recursos financeiros.
Qualidade Automotiva no Jornalismo
+ DetalhesDIREÇÃO SOBRE RODAS
NOME: COSME GOMES DA SILVA
EMPRESA: DIREÇÃO SOBRE RODAS
LINK DA MATÉRIA: https://www.youtube.com/watch?v=7GdkFL2mFS8&t=977s
Direção Sobre Rodas é o único programa de TV totalmente segmentado para o setor da reparação automotiva, alcançando mais de 50 municípios no Estado de São Paulo e diversas regiões do Brasil por meio das plataformas digitais.
Qualidade Automotiva no Jornalismo
+ DetalhesHYUNDAI QUER USAR ETANOL E ATÉ LIXO PARA FAZER HIDROGÊNIO NO BRASIL
NOME: VITOR MATSUBARA
EMPRESA: AUTOMOTIVE BUSINESS
LINK DA MATÉRIA: https://painel.automotivebusiness.com.br/noticias/hyundai-quer-usar-etanol-lixo-para-fazer-hidrogenio-brasil/
Reportagem que detalha os investimentos globais feitos pela montadora Hyundai na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de propulsão que utilizam o hidrogênio como biocombustível, inclusive no Brasil.
Qualidade Automotiva no Jornalismo
+ DetalhesAUTONOMIA, BATERIA E MAIS: COMO ENTENDER UM CARRO ELÉTRICO
NOME: VITOR MATSUBARA
EMPRESA: AUTOMOTIVE BUSINESS
LINK DA MATÉRIA: https://painel.automotivebusiness.com.br/noticias/como-entender-um-carro-eletrico/
Reportagem que explica alguns conceitos principais utilizados nos veículos híbridos e elétricos por meio de depoimentos de especialistas e engenheiros da indústria automotiva.
Qualidade Automotiva no Jornalismo
+ DetalhesMAIS BRASILEIROS TERÃO ACESSO AO SEGURO DE AUTOMÓVEL NO BRASIL?
NOME: CAROLINE RODRIGUES
EMPRESA: REVISTA COBERTURA
LINK DA MATÉRIA: https://revistacobertura.com.br/versao-texto/mais-brasileiros-terao-acesso-ao-seguro-auto-no-brasil
Mercado caminha para um cenário em que a penetração do seguro automotivo será maior, impulsionada pelo acesso, democratização, inovação, concorrência e eficiência.
Em 2024, a frota de veículos no Brasil alcançou 123,97 milhões, um crescimento de 4% em comparação a 2023. Embora a frota tenha aumentado, apenas 30% dos veículos, cerca de 20 milhões, estavam segurados. Isso significa que a maior parte dos veículos, cerca de 70%, circula sem seguro.
Esse cenário pode começar a mudar a partir de 2025, devido a algumas mudanças no ramo. Uma delas é a entrada já há alguns anos de novas seguradoras, além da aprovação em janeiro deste ano da Lei Complementar nº 213/25, que regulamentou a atuação das associações de proteção veicular no Brasil, que até então atuavam à margem do mercado regulado paralelamente às empresas seguradoras.
Ainda não se fala na quantidade de veículos que passarão a compor irão compor a frota segurada, o que se sabe é que o jogo está mudando.
Qualidade Automotiva no Jornalismo
+ DetalhesPERTENCIMENTO: ONDE CADA VOZ IMPORTA
NOME: JOÃO GABRIEL
EMPRESA: PHINIA/DELPHI
LINK DA MATÉRIA: https://www.instagram.com/reel/DI615x1vT1T/
A PHINIA, detentora da marca Delphi, promove desde 2017 iniciativas voltadas à inclusão, diversidade e responsabilidade social. Seus estandes e eventos priorizam acessibilidade, com participação de pessoas com deficiência auditiva e Síndrome de Down. Em 2024, a empresa alcançou um marco com seu programa de voluntariado corporativo, com cerca de 70 colaboradores envolvidos em 41 ações sociais, beneficiando cerca de 30 instituições. As frentes de atuação incluíram apoio a crianças, idosos, famílias em tratamento contra o câncer, causas ambientais e acessibilidade.
Destacam-se ações como a adoção simbólica da onça Kyra como mascote institucional, treinamentos sobre diversidade, criação de grupos de afinidade e parceria com o movimento Caminhoneiros Surdos do Brasil. A empresa também promoveu a vivência profissional de 21 adultos com Síndrome de Down, reforçando o compromisso com a inclusão prática. Em 2025, continua investindo em acessibilidade nos eventos do setor automotivo, com intérpretes de Libras disponíveis.
A PHINIA evidencia um modelo de gestão que considera a diversidade um diferencial estratégico, conectando propósito, engajamento e impacto real. Com ações consistentes, reforça seu papel como agente de transformação social e referência em inclusão, acessibilidade e sustentabilidade.
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesCIRCUITO OFF ROAD PARA SISTEMA DE DIREÇÃO
REPRESENTANTE: ANTÍDIO DE OLIVEIRA SANTOS NETO
EMPRESA: ROBERT BOSCH
Desenvolvimento de um circuito inédito para avaliação de sistema de direção em máquinas agrícolas (caminhões) visando aplicação em plantações de cana de açúcar. Foi desenvolvido um circuito para avaliação veicular do sistema de direção de máquinas agrícolas de colheita contendo manobras padronizadas, visando aumentar a segurança, padronização e redução de custo/tempo de desenvolvimento. O resultado foi o desenho de um circuito em duas versões, reduzido (quando há limitação de espaço) e normal, cujos ganhos foram significativos. Este circuito ganhou o 1º Lugar no Prêmio RBLA da Bosch em 2025 e agora aguarda oficialização de patente. No Brasil foi decisivo para implementação da tecnologia de direção servo assistida em caminhão semiautônomo. Este circuito conta inclusive com estágio de manobra para condição autônoma veicular.
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesNEW SMART GLASSES
REPRESENTANTE: MARCIO SOUZA
EMPRESA: ZF AUTOMOTIVE BRASIL
O projeto Smart Glasses, desenvolvido na planta 1 da ZF Sorocaba em parceria com o Laboratório LIGA da FACENS, é uma iniciativa inovadora alinhada aos princípios da Indústria 4.0. Vem sendo aplicado na área de Montagem, com foco em digitalização, eficiência e segurança operacional.
Dividido em três vertentes — Treinamento Operacional com Realidade Virtual, Suporte Remoto nas Linhas de Montagem e Realidade Aumentada nos Processos de Montagem — o projeto visa capacitar colaboradores em ambientes virtuais seguros, oferecer assistência técnica à distância e disponibilizar instruções de trabalho diretamente no campo de visão dos operadores.
Entre os principais benefícios estão: aumento da segurança no treinamento, melhoria na qualidade dos processos, maior eficiência na montagem e redução de recursos físicos como papel. A tecnologia permite avaliações de desempenho, suporte global entre unidades ZF e integração inteligente entre homem e máquina.
Essa transformação digital reforça o compromisso da ZF com inovação, sustentabilidade e excelência operacional, posicionando suas fábricas como verdadeiras unidades inteligentes.
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesSTORK II
REPRESENTANTE: JULIANE MARIA VASCONCELOS DANTAS
EMPRESA: STORK LOGISTICS
Este projeto tem como objetivo melhorar a performance de carregamento na Stork Logistics, empresa de transporte rodoviário de cargas responsável por 43% do market share na distribuição de motocicletas. A empresa atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Considerando o crescimento nas vendas de motocicletas, torna-se evidente a necessidade de um maior controle sobre os principais aspectos logísticos relacionados à busca por ganhos de performance. Nesse contexto, é fundamental incorporar à identidade da empresa e aos processos internos uma cultura de melhoria contínua. Isso permitirá acompanhar a expansão do mercado, além de minimizar — ou até evitar — possíveis desvios e perdas
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesAPLICAÇÃO DO MÉTODO RAG PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS REQUISITOS DE CLIENTE NA CADEIA AUTOMOTIVA
REPRESENTANTE: ALAN DANIEL BERNARDINO
EMPRESA: BROSE
A gestão de requisitos específicos de clientes OEM na cadeia automotiva é um processo crítico para garantir conformidade, manter a competitividade e manter a conformidade dos processos. Normalmente, essa análise é feita de forma manual por especialistas da qualidade, exigindo grande esforço para interpretar normas, manuais e documentos de clientes (OEMs). Esse trabalho, além de consumir tempo, está sujeito a interpretações diferentes entre profissionais, o que pode gerar inconsistências e retrabalho.
Este projeto buscou inovar nesse processo aplicando um recurso tecnológico capaz de buscar informações em documentos internos e gerar respostas claras e fundamentadas. A metodologia utilizada, chamada RAG (Retrieval-Augmented Generation), atua como um “apoio inteligente” para o especialista da qualidade, oferecendo informações de forma rápida e organizada, sempre baseadas em documentos oficiais da organização.
A solução foi testada em um cenário real, utilizando requisitos específicos dos membros participantes da IATF. Os resultados mostraram aumento de agilidade, padronização das interpretações e maior confiabilidade nas análises, reforçando o papel da tecnologia como aliada para fortalecer a melhoria contínua e facilitar auditorias, sem substituir a análise crítica do profissional de qualidade.
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesBOT INTERRUPÇÃO PROLONGADA DE FORNECIMENTO
REPRESENTANTE: LEANDRO SILVEIRA
EMPRESA: ROBERT BOSCH LTDA
Robô Inovador Revoluciona a Gestão da Cadeia de Suprimentos
Foi desenvolvido um robô inteligente com foco em otimizar a cadeia de suprimentos das áreas de logística e compras. Atuando de forma integrada ao SAP, ele analisa mais de 100 mil lotes de materiais recebidos nos últimos 3 anos na planta de CtP, identificando quais itens estão há mais de um ano sem fornecimento.
Além disso, o robô acessa uma base de dados global com mais de 1 milhão de registros de outras plantas da empresa. Com essas informações, é capaz de verificar se o material teve fornecimento em outra unidade e, em caso positivo, libera automaticamente o item no SAP, registrando data e local da última entrada.
Quando detecta materiais que continuam sem fornecimento, o robô envia alertas por e-mail à equipe de logística, permitindo iniciar imediatamente projetos de requalificação (PPAP), reduzindo riscos de falta de material.
Esse projeto traz inovação, agilidade e proatividade à gestão de materiais, elevando o padrão de controle e prevenção. Automatizar esse processo não só economiza tempo e evita falhas humanas, como também permite decisões mais estratégicas, criando um novo modelo de excelência na cadeia de suprimentos
Ganhos: 1600h de redução de trabalho em 2024
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesDETECÇÃO DE ANOMALIAS EM FAN COILS INDUSTRIAIS VIA ANÁLISE DE ÁUDIO E MACHINE LEARNING
REPRESENTANTE: DIÓGENES DA SILVA OLIVEIRA
EMPRESA: JAGUAR LAND ROVER
Desenvolver e implementar ferramenta com algoritmo de machine learning, com baixo custo e alta confiabilidade para detecção de anomalias em fancoils de modo a aumentar a implementação de tecnologias de IA para resolução de problemas reais industriais, além de diminuir os custos de manutenção com a redução do HH por manutenção preventiva mensal destes equipamentos.
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesINOVAÇÃO E CIRCULARIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: DESENVOLVIMENTO DE MÁQUINA DE REAPROVEITAMENTO DE PAPELÃO PARA A JLR
REPRESENTANTE: DIÓGENES DA SILVA OLIVEIRA
EMPRESA: JAGUAR LAND ROVER
Trata-se de um projeto altamente inovador que busca reaproveitar o papelão proveniente de embalagens de peças automotivas para criação de novas caixas através de um processo de produção de caixas usando uma máquina de cortes com rolos. Esta máquina foi inteiramente projetada com mão de obra interna, usando materiais que seriam descartados e gerando uma redução expressiva para a compra de caixas que seriam usadas para os concessionários. Este projeto foi ganhador da competição anual de projetos na JLR o que levou o time campeão a representar o Brasil na planta da TATA motors em Punne – Índia.
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesINOVAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE, REDUÇÃO DA PEGADA DE CARBONO DO PRODUTO
REPRESENTANTE: GUSTAVO EDUARDO FIGUEIREDO DUARTE
EMPRESA: OMR COMPONENTES AUTOMOTIVOS LTDA
O projeto foi desenvolvido na planta da OMR Componentes Automotivos, em Sete Lagoas, MG, com foco na sustentabilidade e na redução da pegada de carbono. Integrado ao programa Kaizen OMR 2025, teve como objetivo eliminar o uso de óleo de corte nas operações 10 e 20 da linha de usinagem do volante GSE, no setor de Torneamento G1.
O diagnóstico identificou falhas como vazamentos, descarte incorreto de óleo e condutas inadequadas. Utilizando ferramentas como 5G, 5W1H, Ishikawa e 5 Porquês, foram definidas 20 ações, incluindo reformas nos tanques, treinamentos, ajustes de processo e operação a seco.
Os resultados foram expressivos: redução de 9.500 litros de óleo e 87.000 litros de água por ano, economia de R$ 4.440 em energia, eliminação de 96 horas de parada e redução da pegada de carbono em 16% por produto. A iniciativa também evitou a aquisição de quatro motores, gerando economia de R$ 47.308.
O projeto contribuiu para a certificação Lixo Zero, com 95,09% de desvio de aterro e alinhamento aos ODS da ONU. Com índice B/C de 104 e custo zero de implementação, o projeto fortaleceu a cultura ESG e tornou a OMR a única fornecedora da Stellantis em Sete Lagoas com essa certificação
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
REPRESENTANTE: REBECA ALMEIDA
EMPRESA: STELLANTIS
Inteligência Artificial no WhatsApp: mais agilidade e praticidade para o cliente
Para tornar o atendimento mais simples, rápido e acessível, evoluímos o canal de WhatsApp com a integração de Inteligência Artificial e reconhecimento de imagem, oferecendo uma solução inédita na área de Customer Experience entre as montadoras.
Agora, o cliente pode enviar uma foto de uma luz no painel, alerta de erro ou componente do veículo, e recebe uma resposta automática, orientada e clara. A IA interpreta a imagem, acelera o diagnóstico e permite uma comunicação mais objetiva e eficiente.
Essa tecnologia foi desenvolvida com base na maturidade do canal, que desde 2019 é o mais utilizado pelos nossos clientes para demandas de pós-venda, oferecendo serviços como agendamento, assistência 24h e orientações técnicas. Com a chegada da IA, damos mais um passo importante rumo a um atendimento digital mais resolutivo.
Mais do que inovação, essa é uma ferramenta prática, que coloca o poder da tecnologia na mão do cliente — sem barreiras, sem burocracia. Uma forma de transformar o contato com a marca em algo simples, útil e que faz a diferença na experiência real do cliente.
Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias
+ DetalhesSOCIAL LISTENING
REPRESENTANTE: JULIA BENTEO MARTINS
EMPRESA: RENAULT
Social Listening é um projeto inovador que traduz a voz do cliente nas redes sociais para a linguagem da montadora, priorizando temas para tratamento de problemas de qualidade com o uso de inteligência artificial generativa. O objetivo é antecipar problemas de qualidade identificados em pesquisas de satisfação e incidentes de campo.
Utilizando inteligência artificial generativa, o projeto classifica comentários e posts das redes sociais, analisando o sentimento do cliente, atribuindo responsabilidades pelos problemas, e identificando as peças e sistemas dos veículos afetados. Além disso, o algoritmo identifica as principais reclamações dos clientes, traduzindo esses temas para a linguagem padrão da montadora e correlacionando-os com outros indicadores de qualidade da empresa.
Este projeto não só melhora a escuta da montadora para seus clientes, mas também promove uma resposta proativa e eficiente aos problemas de qualidade, garantindo uma experiência superior para os consumidores e fortalecendo a reputação da marca.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesQUALIDADE DE CAMINHÕES, A BUSCA PELA UNIDADE ZERO FALHA
REPRESENTANTE: ANDRE MOTA
EMPRESA: MERCEDES-BENZ DO BRASIL
Projeto referente a jornada da empresa, na busca pelo produto zero falha, transitando da contextualização atual até o atingimento do objetivo.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesREDUÇÃO DE REFUGO POR DEFEITOS DE FUNDIÇÃO
REPRESENTANTE: RODRIGO RAMIRO
EMPRESA: ZF AUTOMOTIVE
Em 2023, diante de um elevado índice de refugo (~8%) na fundição de disco, tambor e cáliper de freio, foi criado um time de Task Force com encontros diários e aplicação da metologia DMAIC.
O projeto envolveu análises profundas das variáveis críticas do processo de fundição como Areia de Moldagem, Macharia, Metalurgia, Ferramentas de Macho e Moldagem, Inspeção de Defeitos e Manutenção.
Como parte da abordagem, a equipe foi capacitada tecnicamente por meio de treinamentos e troca de conhecimento com especialistas, o que elevou o nível de domínio sobre o processo tanto na operação como nas áreas técnicas.
Em 2025, as ações foram consolidadas e o foco se voltou a padronização dos controles e fortalecimentos das rotinas de análises (Red table e Task Force).
O índice de refugo foi mantido próximo na média de 4%, com ganhos sustentáveis em qualidade e produtividade e a criação de uma cultura sólida de melhoria contínua.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesEFA- APLICATIVO DE REGISTRO E BANCO DE DADOS PARA DIAGNÓSTICO DE FALHAS ELÉTRICAS
REPRESENTANTE: IURI CAETANO FREDERICO
EMPRESA: JAGUAR LAND ROVER BRASIL
Projeto de um aplicativo que faz o guia de diagnóstico de falhas elétricas e funciona como um banco de dados de troubleshootings para reparadores da oficina.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesACELERAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE ATRAVÉS DA METODOLOGIA ÁGIL DE GESTÃO DE PROJETOS SUPORTADA PELA ANÁLISE
REPRESENTANTE: RAFAEL RICARDO DE SOUZA
EMPRESA: HYUNDAI
O projeto teve como objetivo acelerar a implantação de melhorias de produtividade e qualidade na linha de montagem de motores da Hyundai Motor Brasil, por meio da combinação de metodologias ágeis e ferramentas clássicas da qualidade. O diagnóstico inicial identificou gargalos operacionais nas estações OP40-M1, V20 e OP50-M1, com impactos em movimentação, tempo de ciclo e eficiência logística.
A equipe multifuncional aplicou análise 4M, FTA, 5W2H e Diagrama de Relações para mapear causas físicas e sistêmicas. Com base nesses dados, foram planejadas e executadas oito frentes de melhoria, priorizadas por impacto e esforço. As ações incluíram redistribuição de layout, instalação de rollovers, integração de AMRs, simplificação de robôs e realocação de processos.
O projeto utilizou o framework Scrum adaptado ao ambiente fabril, com sprints semanais e entregas incrementais. Como resultado, a produtividade foi elevada de 14,2 para 16,5 unidades por hora (+16%), sem investimentos estruturais.
Além do ganho operacional, o projeto proporcionou impactos positivos à qualidade final, estabilidade de ritmo e maior preparo para novos produtos, com lições aprendidas já replicadas em outras linhas. A iniciativa reforça a cultura de melhoria contínua com resultados sustentáveis e replicáveis.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesDLA – DEVICE LEVEL ANALYTICS
REPRESENTANTE: CARLOS HENRIQUE DA SILVA
EMPRESA: GM
O DLA é um sistema de monitoramento inteiramente desenvolvido pelo time de Engenharia de Manufatura da GM, com participação do time Global e consiste no monitoramento dos equipamentos, robôs e dispositivos de todo o processo de produção automotiva, desde a Estamparia até a Montagem da Linha Final, incluindo Plantas de Fabricação de Motores afim de capturar informações, processar os dados e fazer a análise e interpretação do comportamento dos equipamentos com respeito aos 3 principais pilares, que são o Monitoramento da Qualidade e Processo, Evitar Paradas e Perdas de Produção e Melhorar o Throughput/Performance das Linhas. O DLA possui uma interface para usuário no modelo Dashbord e inclui o envio de alarmes e notificações por e-mail para o time de Manutenção e Qualidade para atuarem proativamente para evitar problemas de qualidade e paradas inesperadas nas Linhas de Produção. Diferente das soluções disponíveis no mercado, o DLA não apenas faz uso de dispositivos externos, como por exemplo sensores de vibração, mas captura informações diretamente dos PLC´S, com isso o DLA revoluciona e proporciona uma vantagem competitiva, conectando perfeitamente máquinas, dados, dispositivos e pessoas.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesESTAÇÃO VIRTUAL
REPRESENTANTE: CAIO DIAS MENEZES
EMPRESA: JAGUAR LAND ROVER
O projeto descreve a criação de uma estação de trabalho móvel e digital, desenvolvida internamente para solucionar problemas recorrentes na linha de produção, como alto índice de falhas, retrabalhos e desperdícios. Utilizando metodologia ágil (Scrum) e princípios do Lean Manufacturing, o projeto reaproveitou equipamentos existentes, eliminando custos e permitindo a montagem de veículos em qualquer ponto da fábrica com apenas conexão Wi-Fi e energia. A solução trouxe ganhos mensuráveis como redução de falhas de até 62% para 0%, aumento da eficiência, rastreabilidade do processo e robustez do sistema, além de permitir aplicações em situações emergenciais, calibração de ferramentas e retrabalhos complexos. O projeto foi apresentado à liderança do Brasil e Inglaterra, divulgado globalmente no Tec Fórum JLR e venceu a competição interna “We Create Exceptional JLR 24/25”, destacando-se como uma inovação replicável em qualquer planta da empresa.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesINTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO SGQ DALTON GROUP
REPRESENTANTE: SAMIR FERNANDES
EMPRESA: DALTON DYNAMICS QUÍMICA INDUSTRIAL LTDA
A melhoria da qualidade no processo produtivo pode representar um divisor de águas no que tange à Gestão da Qualidade e de Processos. Foi por meio desse projeto que o Grupo DALTON obteve a harmonização da gestão e comunicação em todas as unidades, que antes operavam de forma desconectada. A aplicação das principais ferramentas da qualidade propiciou a obtenção do nível máximo de satisfação do nosso principal cliente (de 59% para 100%), contribuiu para a disseminação de análises estatísticas e permitiu, principalmente, que a Qualidade fosse pioneira na transformação da DALTON em uma corporação multinacional, melhorando a sinergia entre as unidades e gerando lições aprendidas para a implementação de um novo ERP.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesMELHORIA DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA VARETA
REPRESENTANTE: SAMUEL SILVA SCALA
EMPRESA: GALUTTI AUTOMOTIVE LTDA
Nós somos o grupo Zenbara da Galutti e nosso tema se baseia em uma análise profunda dos nossos indicadores para enxergarmos pontos onde podemos atuar trazendo melhorias nos processos, com resultado em aumento de produtividade, otimização de processo e redução de custo, sempre visando a qualidade de vida para nossos operadores.
Nosso projeto tem como tema “Melhoria no processo de fabricação da Vareta de Freio” com o OBJETIVO de reduzir o índice de peças rejeitadas na operação de cravamento, tendo como META a eliminação das peças rejeitadas por mau cravamento saído de 12% para 1,5% de peças rejeitadas. Para isso iniciamos as análises dos KPI’s internos, utilizamos diversas ferramentas da qualidade e chegamos na solução. O surpreendente é que o grupo trouxe uma solução no qual tivemos ganhos em toda ferramenta QCDMSE. Em Qualidade, não só chegamos na meta de 1,5% como conseguimos zerar esse rejeito; Em Custo, eliminamos duas operações responsáveis pelo refugo reduzindo o custo da peça em 6,5%; Delivery tivemos um Lead time reduzido em 20%; Em Gerenciamento tivemos alguns ganhos também, Aumento de produtividade em 25%, redução de dois postos de trabalho, onde os operadores foram remanejados para outras funções e liberamos 17m² de área na produção para novos equipamentos; Em segurança, eliminamos a operação de movimentos repetitivos e Finalizamos com Meio ambiente, zeramos a sucata gerada pela operação eliminada.
Vale a pena conferir nosso trabalho!
Esse é a essência do grupo Zenbara da Galutti, focado em resolver problemas da fábrica, visando a qualidade, desempenho e lucratividade dos produtos.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesTECNOLOGIAS AVANÇADAS DE INSERTOS COM GANHO DE QUALIDADE NA USINAGEM DE ACABAMENTO PARA AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA
REPRESENTANTE: IRINEU GUSSO
EMPRESA: ROBERT BOSCH LTDA
A Usinagem é um processo em constante evolução, especialmente no setor automotivo, onde a busca por melhorias nos processos produtivos é uma necessidade crescente. Diante dos desafios do torneamento, torna-se essencial implementar uma melhoria contínua que incentive a reflexão sobre as tecnologias utilizadas na indústria. Os insertos Cermet, compostos por grãos cerâmicos refinados e ligantes metálicos, oferecem uma proposta que visa a melhor performance e acabamento na usinagem. Os resultados demonstram ganhos significativos, como maior vida útil das ferramentas e desempenho aprimorado, atendendo assim às demandas por um processo mais robusto e eficiente, com impacto positivo na qualidade e produtividade.
Qualidade em Processos Produtivos
+ DetalhesUTILIZAÇÃO DE INSPEÇÃO GRÁFICA POR PERSPECTIVA PARA GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE CARROCERIAS
REPRESENTANTE: JOÃO PEDRO DE MELLO MANEZE
EMPRESA: MERCEDES-BENZ
Buscando reduzir as falhas de carroceria (defeitos por unidade) e a contenção da não-qualidade em constante busca por eficiência, o grupo desenvolveu uma nova metodologia de inspeção sem custos utilizando mapa de calor e inspeção gráfica por perspectiva. Foram aplicadas as ferramentas DMAIC (metodologia na qual o trabalho foi estruturado) e conduzido um evento Kaizen para desenvolver uma solução visualmente intuitiva: a inspeção gráfica por perspectiva, que, combinada com a criação de mapas de calor, permitiu identificar e priorizar as áreas de maior incidência de não-conformidades orientando ações corretivas de forma eficaz.
A implementação do novo método resultou em uma redução significativa de 24% nas falhas reportadas pelo cliente, superando o objetivo inicial. O projeto demonstrou que a aplicação de ferramentas visuais pode transformar a gestão da qualidade. O principal impacto foi a contenção da não-qualidade na fábrica, melhorando a satisfação do cliente e estabelecendo um padrão de excelência operacional.