Projeto PIQ

É um programa dedicado às oficinas que prevê a “qualificação” ou a “certificação” conforme os itens de gestão da qualidade que a empresa tenha implementado em seu negócio e que contará com uma avaliação da sua situação dentro do programa.

Para tanto será necessária uma avaliação prévia da situação da empresa atualmente.

  • Aculturamento para a “Qualidade dos Serviços”;
  • Melhoria da eficiência das empresas do setor;
  • Preservar o negócio atuando em questões chaves, como:
    • Processo
    • Mão de Obra
    • Sistema de Gestão

 

Por que sua oficina deve participar do PIQ?

Porque pelos próximos 5 anos, o mercado de reparação de veículos estará muito mais acirrado em função dos mais de 10 milhões de veículos que sairão do período de garantia e ingressando nas oficinas independentes, as novas tecnologias que ingressaram junto a estes veículos e novos sistemas de propulsão como os veículos elétricos!!!
Novos modelos de negócios mais competitivos junto às oficinas serão cada vez mais exigidas pelos consumidores e possuir “credenciais oficiais” será imprescindível para a sua competitividade no mercado.

Quais os benefícios do PIQ?
– Aprimoramento e melhoria contínua dos processos;
– Aumento da satisfação do cliente;
– Redução de custos (diminuição de desperdícios);
– Ampliação das possibilidades de permanência no mercado;
 
– Maior interação e comprometimento da equipe;
– Participação em licitações/concorrências de órgãos públicos e empresas privadas.

Como está minha empresa hoje?
PRÉ AUDITORIA (*)

Etapa inicial do processo de qualificação/certificação, em que o avaliador do IQA visita a empresa para fazer um levantamento dos pontos falhos com base nos requisitos e orientar no caso de dúvidas que surgirem sobre o processo. Este levantamento prévio propício melhor condição para planejamento de prazos e investimentos necessários para atender a certificação.

BENEFÍCIOS
– Análise prévia da situação do negócio;
– Redução de custos (através da otimização do investimento nos pontos falhos);
– Otimização das atividades de melhoria;
– Sem prazo definido para finalização das deficiências encontradas.

(*) GRATUITO – EXCETO CUSTO DE DESLOCAMENTO

Como minha oficina pode participar do PIQ?
Preenchendo o formulário que você encontrará ao final dessa seção. Nos encaminhe para formalizar o interesse em participar e aguarde o contato do IQA. Basta aguardar a adesão das oficinas para fechamento do grupo mínimo (sem qualquer desembolso financeiro até este momento).
Após estas fases, o IQA agendará a Pré-auditoria para avaliação de sua oficina e identificará a opção de Qualificação ou Certificação conforme avaliação da pré-auditoria para assinatura do contrato específico.

Centro de Reparação

Etapas do Processo

Processo de Qualificação
– Período de validade de 12 meses e pode ser ampliado por mais 12 meses (Período de preparação da empresa para a certificação).
– Processo onde o avaliador passa o ½ dia (4 horas) na oficina levantando/coletando informações de todos os processos estabelecidos para o negócio. O auditor possui conhecimentos e experiência que pode ser repassado aos responsáveis no decorrer da avaliação.
– A avaliação ocorre por um check-list pontuável, onde a oficina deve alcançar o mínimo de 50% do total de pontos.
– Auditoria de reavaliação 12 meses após o processo inicial.

Processo de Certificação
– Processo de auditoria onde o avaliador passa o dia (8 horas) na oficina levantando/coletando informações de todos os processos estabelecidos para o negócio.

– A auditoria ocorre por um check list por pontuação no qual a oficina deve alcançar o mínimo de 50% do total de pontos.
– É necessária a melhoria contínua do processo a cada ciclo de Recertificação.
– Auditoria de acompanhamento 12 meses após a auditoria inicial.

Resultado
– Sendo aprovada a oficina recebe um Certificado IQA/Sindirepa que consagra todo o trabalho realizado e com validade conforme o processo realizado: Qualificação (12 meses) e Certificação (24 meses).

*(Para Qualificação)

1
Organização
• Sistema de gestão da empresa;
• Orientação e processo;
• Ferramentas de qualidade*;
• Documentação (legalidade de funcionamento);
• Segurança e Saúde*;
2
Instalações e Layout
• Infraestrutura*;
• Espaço físico;
• Ferramental Mínimo (Calibrado)*;
• Segurança*;
• Organização*;
3
Equipamentos
• Disponibilidade*;
• Calibração;
• Plano de Manutenção*;
4
Compras e Armazenagem de Peças Controle de Estoque:
• Organização e limpeza;
• A Verificação Ortografica;
5
Processos
• Registros de dados;
• Fluxo e Procedimentos de trabalho;
• Ficha de Controle (OS)*;
6
Gestão da Garantia e Tratamento de Reclamações
• Registros*;
• Procedimentos;
• Controles:
• Organização;
7
Gestão de Pessoas (Retenção e Motivação da Equipe)
• Registros (organogramas e Descrição de Cargos)*;
• Programação de treinamento;
• Desenvolvimento profissional;
• Ações motivacionais (aniversariante, funcionário do mês);
8
Meio Ambiente
• Descarte e Gestão de Resíduos*;
• Sensibilização e treinamento;
9
Marketing e Divulgação
• Planejamento;
• Ferramentas para divulgação:
• Fidelização:
• Pesquisas com clientes:
Resultado

O IQA é um organismo certificador acreditado pela Coordenação Geral
de Acreditação do INMETRO para a Certificação de Serviços Automotivos

INTERESSOU-SE OU TEM ALGUMA DÚVIDA? FALE CONOSCO!