Institucional

Quem somos

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças e outras entidades.

Representante de organismos internacionais o IQA é acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de produtos e serviços automotivos sob a identificação OCP 0009, para verificação de desempenho de produtos sob a identificação OVD 0017, para certificação de sistemas de gestão da Qualidade NBR ISO 9001 sob a identificação OCS 0013, para certificação de sistemas de gestão ambiental NBR ISO 14001 sob a identificação OCA 0023 e para ensaios de laboratório sob a identificação CRL 1093.

O IQA atua também na distribuição de publicações técnicas e realização de treinamentos.

 

Histórico

A formação do IQA foi conseqüência do desenvolvimento natural de várias ações com o intuito de aprimorar a qualidade e produtividade da cadeia automotiva nacional.

1993

O projeto IQA é instaurado, com a união da ANFAVEA e Sindipeças, como consequência do avanço do setor automotivo nacional e com a missão inicial de certificar produtos automotivos quanto à conformidade com base em normas nacionais.

1994

Em 1993 e 1994, mais entidades se somaram ao desenvolvimento, delineando os princípios que nortearam a linha de atuação do Instituto, de modo que seus resultados correspondessem às necessidades do setor nos segmentos: produtores, consumidores e neutros. O resultado desse desenvolvimento foi a realização da Assembleia de Constituição do IQA, em 14 de dezembro de 1994. Naquela data, entidades representando a indústria, o governo e os trabalhadores, convocadas através de edital, aprovaram o Estatuto Social, constituindo assim o IQA, como entidade de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos.

1995

Atuando desde 1995, a estruturação do IQA é resultado de um trabalho conjunto de uma parceria envolvendo a indústria, o governo e os trabalhadores, dentro de uma visão estratégica necessária para o progresso social e econômico, em uma economia global cada vez mais competitiva.

2005

Celebração dos 10 anos do IQA. Com nova sede, especializou-se também na homologação de produtos e serviços automotivos e estabeleceu parcerias com a ABNT e o INMETRO.

2010

Celebração dos 15 anos do IQA. Com a abertura do mercado brasileiro às importações na década, a necessidade de melhorar a qualidade dos processos e produtos aumentou e, em consequência disso, o papel do IQA no setor automotivo também.

2013

Apresentação do 1º Fórum IQA. Com o tema “A Qualidade como Diferencial Competitivo”, o evento que reuniu as principais lideranças do setor para promover um debate sobre os avanços automotivos.

2014

Inauguração Laboratório IQA – PARQUE TECNOLÓGICO DE SOROCABA Com ocupação de área com 1,2 milhão de m², foi estrategicamente organizado em espaços para criação de empresas inovadoras desenvolvimento de P&D&I, projetos com instituições de ensino superior e área para futuros projetos.

2015

Celebração dos 20 anos do IQA. Comemoração com foco nos ganhos de produtividade da indústria automobilística brasileira por meio de serviços de certificação de produtos, serviços automotivos e sistemas de gestão, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.

2019

Inauguração da nova sede, lançamento da nova identidade visual, planejamento estratégico 2030 e assinatura do Pacto Global ONU Mulheres.

2020

Celebração de 25 anos do IQA e Lançamento da Trilha da Qualidade Automotiva, evento que antecede o 8º Fórum IQA, que acontece em 2021.

Downloads
Arquivos para downloads
PDF
2022.07-IQA_INSTITUCIONAL_Rev09
25 10 2022
Download