Institucional

Parcerias / Acreditação

Acordos de cooperação com entidades internacionais em Qualidade da Alemanha, França, Espanha e Reino Unido oferecendo reconhecimento internacional e acesso aos procedimentos mais atuais utilizados em todo o mundo no setor automotivo.

ABNT/CB-005​ - A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT possui vários comitês que atuam em áreas específicas, sendo o Comitê Brasileiro Automotivo – ABNT/CB-05 responsável pela elaboração das normas técnicas para o setor automotivo. Estando sua secretaria técnica situada no IQA, o ABNT/CB-05 é composto por muitos profissionais e especialistas da área automotiva que têm como objetivo prover o setor de normas técnicas atualizadas, proporcionando qualidade e segurança à indústria e à sociedade brasileira.
CGCRE do INMETRO - O IQA é acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de produtos e serviços automotivos sob a identificação OCP 0009,  para verificação de desempenho de produtos sob a identificação OVD 0017, para certificação de sistemas de gestão da Qualidade NBR ISO 9001 sob a identificação OCS 0013, para certificação de sistemas de gestão ambiental NBR ISO 14001 sob a identificação OCA 0023 e para ensaios de laboratório sob a identificação CRL 1093.
TÜV SÜD Management Service GmbH - pertencente ao grupo TÜV Süddeutschland da região da Baviera – Bayern de Munique – Alemanha. Tem a acreditação do DAR/TGA para a certificação de sistemas de gestão. A TÜV SÜD é o maior organismo de certificação da Alemanha, com forte atuação no segmento automotivo. A partir do início do ano de 2002 o IQA foi designado como o representante oficial da TÜV SÜD no Brasil. Os processos de certificação são rigorosamente realizados conforme padrão TÜV SÜD e TÜV CERT, e continuamente supervisionados pela Alemanha. Os clientes passam a se beneficiar de todo o suporte proporcionado pelo IQA quanto à certificação dentro do setor automotivo e também em outros setores industriais cobertos pela TÜV. 
UTAC – Union Technique De L’Automobile, Du Motorcycle Et Du Cycle - creditada pela COFRAC, reconhecida entidade certificadora da França, especializada no setor automotivo para a certificação de sistemas de gestão. A UTAC é o mais importante organismo de certificação automotivo da França. Sua estrutura também compreende diversos laboratórios na área automotiva, incluindo testes de homologação de produtos e pista de provas. O IQA realiza a certificação da qualidade em conjunto com auditores da UTAC, possibilitando maior sinergia e troca de experiências junto à empresa. A UTAC atua também como organismo técnico central do governo francês para o gerenciamento de dados das inspeções veiculares de toda a frota de veículos do país.
VDA-QMC – Verband Automobilindustrie e V. (VDA) – Qualitäts Management Center (QMC) - Associação das Montadoras e Autopeças Alemãs, com sede em Frankfurt, composta por representantes da indústria automobilística, e tem por objetivo aprimorar a produtividade e a qualidade do setor. O IQA como representante da ANFAVEA (Associação das Montadoras Brasileiras de Veículos), tem os direitos autorais exclusivos no Brasil sob licença da VDA-QMC para traduzir, publicar e disponibilizar os manuais da coletânea VDA no mercado nacional. O IQA oferece também com exclusividade cursos abertos com o reconhecimento oficial da VDA-QMC.
VDI - Com matriz na Alemanha e filial no Brasil, a VDI-Brasil desenvolve soluções para cooperação em engenharia, tecnologia e inovação entre os dois países. Assim, a associação oferece a engenheiros da academia e da indústria uma plataforma que possibilita a cocriação de soluções para desafios comuns ao Brasil e à Alemanha.
Applus -
Odette - Odette é uma plataforma de colaboração e serviços pan-europeia concebida por especialistas de fabricantes de veículos europeus que buscavam aproveitar o rápido com sede em Londres que trabalha para todo o setor automotivo. Reuni profissionais da cadeia de suprimentos e especialistas em tecnologia para criar padrões, desenvolver melhores práticas e fornecer serviços que apoiam o gerenciamento de logística, comunicações de e-business e troca de dados de engenharia em todo o mundo. A missão da Odette é melhorar a eficiência e aumentar a competitividade da indústria automóvel europeia na economia global. No Brasil o IQA possui licença para traduzir, publicar e oferecer Manuais e Treinamentos oficiais Odette no mercado nacional, onde o mais utilizado é o MMOG.​
Simespi -
Remesp -
Simefre -
DEKRA - Certificar as indústrias que atuam no segmento automotivo na área da segurança da informação no Brasil é um dos objetivos do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva ao firmar convênio com a empresa alemã DEKRA no intuito de disponibilizar a certificação TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange). “A TISAX tem um escopo específico ligado à área automotiva. O objetivo desta certificação é atender demandas deste setor e proteger informações confidenciais de projetos de desenvolvimento, protótipos, testes em veículos, dados pessoais, entre outros”, explica Sergio Kina, gerente de operações do IQA.