Foco na mentalidade de prevenção ao risco abre espaço para novo treinamento IQA

  • Treinamentode Análise de Risco tem seu foco voltado à estratégia e à tomada de ação e é voltado a profissionais com cargos de gerência e diretoria, além daqueles em cargos de liderança nas demais áreas da organização (Qualidade, Produção, Engenharia, etc.)

 

As empresas hoje em dia se encontram equiparadas nos aspectos de qualidade, produtividade e custos, fazendo com que muitas vezes o grande diferencial esteja relacionado à antecipação na previsibilidade de riscos nos cenários interno e externo, qualificando-os de acordo com seu grau de importância e tomando ações preventivas para que possam ser evitados ou terem seus efeitos reduzidos.

Tendo essa questão em vista, o IQA passa a aplicar o treinamento de Análise de Risco, que visa construir um pensamento baseado em sua análise, avaliação da criticidade (grau do risco), e definição de ações para mitigação, ou prevenção do risco.

O ponto principal da gestão de risco é a preparação e condução de um processo de avaliação que leva em conta a forma de tratar este eventual risco. A análise de riscos, está preocupada em desenvolver sua compreensão, consequências e a probabilidade de que se efetivem.

O treinamento estabelece que a análise de riscos avalia as decisões sobre se o mesmo necessita ser tratado e como, além da estratégia necessária e os métodos mais apropriados para o tratamento de riscos. A partir dos resultados é possível avaliar as escolhas e os níveis de riscos que estão sendo corridos.

O risco, em geral, é visto como sendo sempre negativo, porém entendê-lo mostra que pode não apenas ser ruim. “Conhecer as consequências possíveis antes de tomar uma ação são uma vantagem para a empresa, que por consequência sabe qual ação será mais vantajosa para ela”, destaca Sergio Kina, gerente de operações do IQA. “As normas anteriores, ISO 9001, 14001, trouxeram esses conceitos nas versões mais atuais, porém a norma ISO 31000 é a referência, e condensa as melhores práticas das demais normas aplicadas à gestão”, completa o gerente.

 

A principal ideia é que a empresa tendo criado essa mentalidade de risco, consiga traçar objetivos mais direcionados para a sustentabilidade e o bem-estar do negócio. O curso tem seu foco voltado à estratégia e à tomada de ação, e seu público-alvo são profissionais com cargos de gerência e diretoria, além daqueles em cargos de liderança nas áreas de Qualidade, Produção, Engenharia, entre outros.

Escrito por
Imprensa IQA