Tapetes São Carlos cresce no mercado em 20 anos de certificação IQA

Referência na fabricação de tapetes, carpetes e mantas para a indústria automotiva, entre outros segmentos, a Tapetes São Carlos fortaleceu a marca no mercado e ampliou os negócios a partir de uma parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), estabelecida há cerca de 20 anos para a certificação da fabricante.

Fornecer diretamente a uma montadora foi o objetivo da empresa em meados de 1997, quando investiu em sua primeira certificação, a antiga QS-9000 (atual IATF 16949), que atestava a adoção do padrão internacional para a gestão da qualidade na indústria automotiva. Além de alcançar o objetivo, a empresa conseguiu ampliar o portfólio de clientes no setor.

“Na época, a certificação QS-9000 abriu as portas da Tapetes São Carlos para novos clientes, tanto montadoras quanto autopeças que também forneciam para indústrias automobilísticas, ao conferir alto grau de confiança para a aquisição de nossos produtos”, conta Marcos Mello, responsável pela Área de Gestão Integrada da empresa, sediada em São Carlos, SP, a 230 km da Capital paulista.

Ao ampliar o portfólio de clientes, a empresa precisou atender novas demandas e ampliou o mix de produtos em peças moldadas e revestimentos. “As linhas de produtos foram diversificadas. Antes nós só fazíamos peças moldadas com revestimento têxtil e depois passamos a produzir também peças moldadas com vinil e com acabamento.

A partir de 2010, a Tapetes São Carlos ainda passou a investir na certificação ISO 14001 (Gestão Ambiental) para consolidar as práticas ambientais adotadas gradualmente desde a fundação, no ano de 1951, como reuso de água, reciclagem de materiais e destinação correta de resíduos, em atendimento às legislações. Em paralelo, obteve a certificação ISO 9001 (Gestão da Qualidade).

Agora, a fabricante realiza periodicamente auditorias para acompanhar a evolução das normas e manter as certificações. “Cada auditoria representa para a empresa Tapetes São Carlos uma grande oportunidade. É o momento em que nós podemos repensar e aprender novos meios de melhorar os processos para trabalharmos de forma cada vez mais eficiente”, avalia Mello.

Nesse novo patamar, a Tapetes São Carlos já garantiu a sua capacidade de fornecimento para o mercado. “Realizamos um intenso trabalho para a análise dos novos requisitos e a adequação da empresa conforme as atuais versões das três normas. Queremos colher novos resultados dessa duradoura parceria com o IQA, que é motivo de muito orgulho para nós”, conta Mello.

Para Sergio Kina, gerente técnico do IQA, essas conquistas comprovam a importância das certificações. “As organizações que investem em gestão e compromisso com a qualidade possuem os requisitos para desenvolver negócios sustentáveis como a Tapetes São Carlos”, avalia. Interessados em certificação podem contatar o Instituto por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail negocios@iqa.org.br.