Simpósio da VDI-Brasil IQA aborda qualidade como diferencial competitivo

Oportunidades para pequenas e médias empresas no atual cenário e também no futuro, com o avanço da indústria 4.0, nortearam as discussões do 7º Simpósio Internacional de Excelência em Produção, focado em soluções smart para o aumento da competitividade. O encontro foi realizado pela VDI-Brasil, durante a São Paulo Expo, dia 10 de maio.

Em painel de debates, Ingo Pelikan, presidente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), abordou a qualidade como diferencial competitivo e destacou os quatro pilares da excelência operacional, que envolvem processos robustos; serviços focados nas demandas dos clientes; tecnologias de ponta com inovação constante; e capital humano capacitado.

Para Pelikan, a digitalização das PMEs (pequenas e médias empresas) é fundamental na busca da excelência operacional. “Esta é uma condição para que as empresas possam acompanhar a velocidade das mudanças e atender as expectativas dos clientes, que têm crescido significativamente, sobretudo, em relação à conectividade e à mobilidade”, afirmou o presidente do IQA.

Durante o evento, especialistas ainda mostraram que as empresas brasileiras se preparam para acompanhar as tendências internacionais de tecnologia e já colhem bons resultados, embora a falta de regulamentação dificulte a digitalização no País.

Escrito por
Imprensa IQA