Segunda ed. VDA 5

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), anuncia o lançamento da segunda edição em português da norma alemã VDA 5 (Capacidade dos Processos de Medição).Amplamente utilizadas na Alemanha, as normas técnicas VDA (Verband der Automobilindustrie) são destinadas aos fornecedores das filiais de empresas alemãs ao redor do mundo, como Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW. “São normas que regem os padrões de qualidade de processos e produtos de montadoras e indústrias de autopeças alemãs”, diz Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

A norma VDA 5 apresenta requisitos para estimar e avaliar a incerteza de medição inerente dos sistemas e processos de medição. “É um guia que permite analisar a capacidade dos sistemas de medição com focos de curto e longo prazo e determinar a incerteza expandida de medição assim como avaliar continuamente a capacidade desses processos”, explica Lopes.

Aplicável em toda cadeia automotiva, a norma faz referência aos procedimentos largamente usados do manual MSA/ AIAG, sobre análise dos sistemas de medição.

O manual VDA 5 pode ser adquirido por meio do site do IQA (https://www.iqa.org.br/publicacoes-tecnicas/manuais-vda/). Mais informações sobre essa e outras publicações relacionadas à qualidade no setor automotivo podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 e do e-mail manuais@iqa.org.br

Escrito por
Imprensa IQA