Mudanças Requisitos Gerais Certificação de Produtos – RGCP

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), alerta para o aperfeiçoamento dos RGCP (Requisitos Gerais de Certificação de Produtos), conforme a Portaria Inmetro nº 118, de 06 de março de 2015. O novo documento deve ser utilizado para processos correntes, cuja manutenção ocorrerá depois de setembro de 2015, e novas propostas, assinadas depois da emissão da portaria.Entre as principais alterações estão uma definição mais clara de critérios para a escolha de laboratórios, a obrigatoriedade da realização de auditorias nos sistemas de gestão da qualidade já no processo inicial da certificação, a solicitação de maior número de documentos para entrada com a solicitação de certificação e a definição de critérios mais claros para transferência de OCP (Organismo de Certificação de Produto).

Uma grande mudança, segundo Joe Tolezano, coordenador técnico do IQA, é o entendimento de recertificação. “Realizada a cada quatro anos, a recertificação passa a ser considerada agora como processo inicial em vez de manutenção contínua”, afirma.

Para Tolezano, os requisitos estão mais claros. “No passado, havia perguntas que, por meio de interpretação, nós respondíamos. Hoje as regras estão mais definidas, o que nos permitirá orientar melhor os clientes. Houve uma revisão completa dos requisitos”, avalia.

Para mais informações sobre processos de certificação, basta contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545.

 

Escrito por
Imprensa IQA