Manual CQI 21, guia do líder para solução eficaz de problemas

São Paulo, outubro de 2016 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), anuncia o lançamento da primeira edição do manual CQI 21 – Solução Eficaz de Problemas (Guia do Líder), desenvolvido pela norte-americana AIAG (Automotive Industry Action Group).

Destinado aos líderes das organizações, o manual traz metodologias para o gerenciamento de processo de solução eficaz de problemas da indústria automotiva. “O guia reforça valores e comportamentos que são importantes para a gestão do negócio, de forma a promover uma cultura de aperfeiçoamento da qualidade”, afirma Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

Com diversas referências ao manual CQI 20 – Solução Eficaz de Problemas, a publicação fornece aos líderes orientações úteis para melhor conduzir o processo.

Entre os principais tópicos deste manual estão entender o problema; aprender com os processos e garantir os recursos necessários para a solução; definir e garantir a solução em tempo hábil; direcionar melhor a equipe para os processos com melhores práticas para adequação contínua; e prover recursos prioritários para aprovar planos buscando resultados.

A publicação CQI 21 – Solução Eficaz de Problemas (Guia do Líder) é distribuída no Brasil pelo IQA, também responsável pela tradução do manual. Mais informações sobre essa e outras publicações relacionadas à qualidade no setor automotivo podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br

Escrito por
Imprensa IQA