Lançamento dos manuais CQI 15 e CQI 17

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de produtos e serviços automotivos sob a identificação OCP 0009,  para verificação de desempenho de produtos sob a identificação OVD 0017, para certificação de sistemas de gestão da Qualidade NBR ISO 9001 sob a identificação OCS 0013, para certificação de sistemas de gestão ambiental NBR ISO 14001 sob a identificação OCA 0023 e para ensaios de laboratório sob a identificação CRL 1093. O IQA atua também na distribuição de publicações técnicas e realização de treinamentos.Anuncia o lançamento de dois manuais desenvolvidos pelo comitê AIAG (Automotive Industry Action Group): o CQI 15 – Processo Especial: Avaliação do Sistema de Soldagem e o CQI 17 – Processo Especial: Avaliação do Sistema de Solda Branda, ambos em primeira edição.

Segundo Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA, os manuais apresentam diretrizes para a avaliação dos respectivos processos em organizações que fornecem peças soldadas. “Cada publicação visa fornecer uma abordagem comum para os sistemas de gestão dos respectivos processos de soldagem ou solda branda ao especificar as tolerâncias de parâmetro e as frequências de verificação e apoia a abordagem automotiva de processos, conforme descrito na especificação técnica ISO/TS 16949 e na nova norma IATF 16949.”, explica Lopes.

O CQI 15 é focado nos processos de arco elétrico, soldagem de resistência, soldagem a laser e soldagem de estado sólido.

Com foco em diversos processos de soldagem elétrica e eletrônica, o CQI 17 apresenta requisitos para processos, equipamentos e frequências de monitoramento do processo.

Os manuais são destinados aos avaliadores dos sistemas de gestão da qualidade, que devem ser auditores internos, possuindo experiência de cinco anos no processo e estar familiarizados com a aplicação de ferramentas da qualidade automotiva, o que inclui controle estatístico de processo, análise dos sistemas de medição, aprovação de peças, análise de modos e efeitos de falha e planejamento avançado da qualidade.

O CQI 15 e 17 estão disponíveis em português; incluindo CD com tabelas de processos e checklist para avaliação.

Escrito por
Imprensa IQA