Laboratório Químico do IQA realiza ensaios em líquido de arrefecimento

São Paulo, dezembro de 2016 – O Laboratório Químico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de produtos e serviços automotivos sob a identificação OCP 0009,  para verificação de desempenho de produtos sob a identificação OVD 0017, para certificação de sistemas de gestão da Qualidade NBR ISO 9001 sob a identificação OCS 0013, para certificação de sistemas de gestão ambiental NBR ISO 14001 sob a identificação OCA 0023 e para ensaios de laboratório sob a identificação CRL 1093. O IQA atua também na distribuição de publicações técnicas e realização de treinamentos.

O IQA realiza uma série de ensaios em produtos automotivos conforme as especificações das normas ABNT NBR. Um dos produtos recentemente analisados pelo IQA foi o líquido de arrefecimento para motor.

Utilizado para manter a temperatura do motor na faixa de funcionamento ideal, o líquido de arrefecimento pode evitar danos ao veículo caso atenda os parâmetros de qualidade. “Um produto de qualidade propicia a proteção adequada contra congelamento, fervura, vaporização e corrosão”, afirma Marino Verri, especialista técnico do IQA. “Os motores terão a durabilidade garantida se sempre trabalharem na faixa de temperatura para a qual foram projetados”, completa.

Em amostras de líquido de arrefecimento, o Laboratório Químico do IQA realiza diversos ensaios como a análise do ponto de ebulição, uma vez que produtos destinados à refrigeração dos motores de combustão interna devem ter o ponto de ebulição acima dos 150ºC. “Assim não haverá evaporação do aditivo. Produtos que não atendem este requisito têm a capacidade refrigeração comprometida, podendo encurtar significativamente a vida do motor”, alerta.

Também são realizadas as análises de corrosão, ponto de congelamento, determinação do PH, reserva alcalina, densidade relativa, teor de água e índice de refração. “Todos os ensaios são importantes para garantir as características funcionais do produto”, explica Verri. Interessados em obter mais informações sobre os produtos automotivos ensaiados pelo laboratório podem contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail negocios@iqa.org.br

Escrito por
Imprensa IQA