Laboratório IQA amplia oferta de análises aditivo para radiador

Laboratório Químico do IQA amplia oferta de análises em aditivo para radiador 

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo técnico especializado no setor automotivo, ampliou a oferta de análises em Aditivo para Radiador de Veículo no Laboratório Químico do Instituto, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Interior do Estado.Os ensaios disponibilizados pelo IQA são fundamentais para a verificação da qualidade do produto. “A qualidade é avaliada por meio de uma série de ensaios específicos: ponto de congelamento, corrosão, teor de água, reserva alcalina, densidade relativa, determinação do PH, ponto de ebulição e índice de refração”, conta Marino Verri, especialista técnico do IQA.

Produtos em desacordo com as normas técnicas brasileiras podem provocar danos ao veículo. “O motor pode sofrer uma refrigeração inadequada, com ocorrência de superaquecimento e redução da vida útil ou, até mesmo, panes. As partes metálicas que ficam em contato com o líquido refrigerante também podem sofrer um desgaste prematuro”, explica.

OUTRAS ANÁLISES – Além de ensaios em aditivo para radiador, o IQA oferece ensaios em Arla 32 e fluidos para freios, assim como análises para diversos tipos de amostras com a perspectiva de atingir indústrias de diferentes segmentos. Entre os serviços estão análises de água (Karl Fischer), cinzas (Mufla), pH (pHmetro), condutividade (condutivímetro), titulação ácido-base, teor de voláteis (estufa), sólidos totais (estufa) e densidade (calibração RBC).

Todos os ensaios oferecidos são feitos com equipamentos de última geração, calibrados pela RBC – Rede Brasileira de Calibração. “O IQA realiza ensaios conforme os requisitos das normas e os procedimentos aplicáveis. Utilizamos equipamentos e critérios cientificamente adequados aos componentes e materiais do setor e demais indústrias”, afirma Verri.

Interessados em obter mais informações sobre ensaios laboratoriais podem contatar o IQA, por meio do telefone (11) 5091-4545.

Escrito por
Imprensa IQA