IQA promove evento em celebração do Dia Internacional da Mulher

Evento reuniu colaboradores da instituição e convidados para refletir a importância da presença feminina na qualidade automotiva

 

Nesta quarta-feira (08.03), o time de diversidade e inclusão do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva promoveu um evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O encontro aconteceu presencial, na sede da instituição, em São Paulo (SP) e, também, remotamente para cerca de 50 pessoas, entre membros do conselho diretor, diretoria executiva e colaboradores.

O evento contou com a participação da palestrante Sandra Lucia de Morais, diretora técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e da conselheira do IQA, a primeira mulher a ocupar uma cadeira no conselho da instituição, Fernanda Cristina Pizzo Zucoloto, que falaram sobre que caminho trilharam em suas profissões e também trouxeram reflexões sobre a importância do protagonismo feminino na qualidade automotiva.

Na oportunidade, algumas mulheres que fazem parte do quadro do Instituto tiveram oportunidade de compartilhar suas histórias, carreira profissional e desafios da mulher no segmento que ainda é ocupado majoritariamente por homens. Entre elas, Driéli Semensato, coordenadora da área de treinamentos; Bruna Alves, analista técnica da ABNT/CB-005; Vanessa pereira, analista de sistemas, e Patrícia Tachibana Jo, analista de produtos.

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, destacou que um dos compromissos do Instituto com a sociedade civil e o setor é trazer mais igualdade para a qualidade automotiva.

“A participação de mulheres na indústria automotiva brasileira é ainda muito baixa. O IQA, como instituição de referência para o segmento, mudou toda cultura organizacional, trazendo mais diversidade de gênero, cultural e étnica para que isso possa servir de exemplo para outras entidades e empresas promoverem também igualdade de direitos e oportunidades entre as pessoas”, afirma Xavier.

 

Protagonismo feminino

Atualmente, 66% do quadro de funcionários do IQA é formado por mulheres, que também representam 50% dos cargos de liderança. Desde 2019, o IQA se comprometeu em cumprir os Princípios de Empoderamento da Mulher (Women’s Empowerment Principles – WEPs), compromisso com a ONU Mulheres pela equidade de gênero no mundo, que oferecem orientações sobre como empoderar as mulheres no mercado de trabalho e na comunidade. Com isso, o Instituto tornou-se a primeira entidade do setor automotivo a fazer parte do movimento no Brasil.

Os WEPs preveem sete princípios que traçam ações para promoção da participação feminina no ambiente corporativo. Entre eles estão estabelecer uma liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, respeitar e apoiar os direitos humanos, promover educação, treinamento, desenvolvimento profissional e empresarial para mulheres.

 

 

Escrito por
Imprensa IQA