IQA lançará o manual FMEA AIAG-VDA

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) lançará em breve o manual em português sobre o novo padrão para análise de riscos dentro da cadeia de suprimentos, a publicação FMEA AIAG-VDA – Análise de Modos e Efeitos de Falhas (1ª Edição), assim como os respectivos treinamentos, como provedor oficial no Brasil por meio da VDA-QMC.

O manual é resultado do trabalho conjunto de duas entidades mundiais do setor automotivo, a norte-americana AIAG e a alemã VDA, que unificaram as versões da metodologia. “O objetivo foi reduzir a complexidade do desenvolvimento para fornecedores, que disponibilizam produtos a fabricantes europeus e norte-americanos”, conta Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

Amplamente utilizado no mundo, o FMEA é um método analítico, sistemático e orientado à equipe para identificar riscos e definir medidas de redução. “Detectar uma falha tarde demais no processo de desenvolvimento ou não identificar até que o produto seja lançado no mercado pode levar ao retrabalho e a ações corretivas onerosas que consomem muito tempo”, afirma Lopes.

Com a nova abordagem, o novo manual apresenta a metodologia em sete etapas: (1) preparação e planejamento do projeto; (2) análise da estrutura; (3) análise de funções; (4) análise de falhas; (5) análise de riscos; (6) otimização; e (7) documentação dos resultados. A aplicação do FMEA permite melhorar a satisfação do cliente por meio de produtos sem defeitos.

O FMEA é destinado a profissionais responsáveis por programas de desenvolvimento de produtos e processos, além de auditores de sistemas de gestão da qualidade e auditores de processos. Mais informações sobre essa ou outras publicações relacionadas à qualidade no setor automotivo podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br.

Escrito por
Imprensa IQA