IQA faz ensaios em líquido de arrefecimento

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) faz uma série de ensaios em produtos automotivos. Conforme especificações definidas em normas técnicas nacionais e internacionais. O trabalho é realizado em laboratório próprio, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Dando como exemplo o produto líquido de arrefecimento para veículos, este é desenvolvido para auxiliar na refrigeração dos motores, que também desempenha importante papel na lubrificação do sistema de arrefecimento. “Essa solução propicia proteção adequada contra fervura, congelamento, corrosão e vaporização conforme sua especificação de uso”, diz Roberta Morette, coordenadora técnica do IQA.

O laboratório do IQA realiza ensaios neste produto, analisando a densidade relativa, teor de água, corrosão, ponto de congelamento, reserva alcalina, determinação de ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo, teor de cinzas e ponto de fulgor. “Todos os ensaios são importantes para garantir as características funcionais do produto”, aponta.

Laboratório – Acreditado desde 2016 pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), o laboratório possui equipamentos de última geração para realizar ensaios acreditados para líquido de freios e ARLA 32.

Interessados em obter mais informações sobre produtos automotivos ensaiados podem contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail negocios@iqa.org.br.

Escrito por
Imprensa IQA