IQA é destaque em encontro mundial de licenciados VDA-QMC

São Paulo, junho de 2016 – Representante oficial e exclusivo da VDA-QMC no Brasil, o IQA –Instituto da Qualidade Automotiva teve destaque no Encontro Internacional de Licenciados VDA-QMC 2016, que foi realizado em Berlim, Alemanha, nos dias 1º e 2 de junho. O evento recebeu 40 representantes, oriundos de 24 países.

Em apresentação, a VDA mostrou o ranking de licenciados pelo mundo, que manteve o Brasil como um dos principais representantes. “Esta edição reforçou a impressão que tivemos em anos anteriores, a de que estamos no caminho certo. Vimos em gráficos demonstrados pela VDA que o IQA está entre os cinco parceiros de melhor desempenho entre os licenciados internacionais”, comemora Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

Segundo Lopes, durante o encontro o IQA teve acesso privilegiado a novidades anunciadas pela normalizadora, que serão aplicadas nos treinamentos realizados no Brasil. Entre os temas de discussão esteve a revisão da norma VDA 6.3, voltada para auditor de processo, que deverá ter nova edição em português, prevista para este ano. Outro assunto foi o treinamento em Gestão de Segurança do Produto – PSB na Indústria Automotiva (Responsabilidade Civil), requisito da Volkswagen para os fornecedores, que já recebeu melhorias.

No evento, os licenciados também tiveram a oportunidade de apresentar os seus resultados em treinamentos e publicações oficiais da VDA. “É bastante rica essa troca de experiências entre licenciados pelo mundo porque, apesar de serem culturas diferentes trabalhando as mesmas normas, nós podemos identificar similaridades e oportunidades de aprimoramento nas práticas para a qualidade do setor”, avalia Lopes.

Amplamente utilizadas na Alemanha, as normas da VDA regem os padrões de qualidade de processos e produtos de montadoras e indústrias de autopeças alemãs, sendo destinadas aos fornecedores das filiais de empresas alemãs ao redor do mundo.

O IQA, como representante oficial, possui instrutores homologados e atualizados pela VDA, após passarem por rigorosos testes, para oferecer treinamentos com a mesma metodologia dos cursos ministrados na Alemanha. “Uma das vantagens de investir em treinamentos oficiais é a garantia de conhecer a norma tal como é ensinada no país de origem, além de contar com certificado e registro válidos internacionalmente”, afirma o coordenador de Marketing do IQA.