IQA distribui nova edição do manual VDA 1 sobre conformidade do produto

Com ciclos de desenvolvimento cada vez mais complexos, a indústria avança nas práticas de documentação com o objetivo de garantir a conformidade do produto. Um manual que auxilia nesta tarefa é o VDA 1 – Informação Documentada e sua Retenção, cuja quarta edição é lançada pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

Disponível em português, a publicação técnica apresenta recomendações para informação, documentação e classificação no âmbito do ciclo de vida do produto, desde a aquisição de materiais até o fornecimento de peças.

De acordo com Rodrigo Lopes, coordenador de Markerting do IQA, a documentação não deve considerar somente requisitos para o produto, como desenvolvimento, grau de maturidade e desempenho. “Outros processos que afetem a qualidade do produto e sistemas de TI também devem ser observados”, afirma.

O manual é destinado aos profissionais responsáveis que atuam em diferentes departamentos (finanças, marketing, distribuição/ logística, pessoal, segurança do trabalho, proteção ambiental ou engenharia de fábrica e documentação do negócio). Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br.

Escrito por
Imprensa IQA