Atualização das Normas ISO 9001 e 14001

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), alerta para a atualização das normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental). As versões 2015 têm previsão de lançamento para setembro.

 

De acordo com Carlos Motta, auditor líder do IQA, as normas agora apresentam estrutura unificada. “O grande avanço das atualizações é permitir que as normas sejam mais compatíveis. As mudanças foram realizadas a partir de modelo que será implementado em todas as normas de gestão”, adianta.

 

Essa unificação, segundo Motta, facilitará a integração de sistemas que atendem requisitos de diversas normas. “Empresas que estão certificadas de acordo com várias normas de gestão terão um sistema mais simples e, ao mesmo tempo, mais robusto. Já não será preciso desenvolver mais de um sistema, mas inserir as especificidades de cada norma no mesmo sistema”, explica.

 

Avanços – Entre os avanços da atualização nas duas normas está o pensamento baseado em risco, o que pressupõe planejamento para que a empresa analise o seu sistema e levante possíveis riscos com o objetivo de definir ações que neutralizem os seus efeitos.

 

Outro avanço, segundo o auditor líder do IQA, é a inserção do conceito de contexto da organização, que visa criação de sistema com base em análise sobre expectativas do meio onde a empresa está inserida, de clientes, sociedade e acionistas. “É necessário verificar o que é importante para o seu contexto para assumir ações que atenderão essas expectativas”, diz Motta.

 

Período de transição – As normas revisadas serão publicadas em setembro deste ano, conforme planejamento dos grupos de trabalho da ISO. O período de transição será de 03 anos para as empresas se adequarem aos novos requisitos.

 

Para mais informações sobre certificações de sistemas automotivos, basta contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545.

Escrito por
Imprensa IQA