Pacote: VDA 6.3 – 3ª Edição 2016 | Qualificação Para Auditor de Processo + Exame de Qualificação de Auditor

Turma indisponível

Objetivo

Treinamento:

Utilizando a abordagem do processo e os respectivos requisitos específicos do cliente, este treinamento ensina o básico para auditores do processo VDA 6.3.

A introdução ao básico de auditoria do processo inclui exigências gerais, métodos, princípios, esquemas de avaliação e análise de risco.

Além disso, o questionário fundamental é explicado de acordo com os elementos atribuídos ao processo, de maneira que através da auditoria do processo você possa identificar os respectivos riscos e potenciais ao longo da cadeia de fornecimento.

Exame:

Depois de passar os exames escritos e orais, você receberá um VDA certificado com numeração registrado, bem como um correspondente cartão de auditor e inclusão no banco de dados da VDA QMC.

Para este cartão, precisamos de uma foto de passaporte digital em formato JPEG com antecedência.

Conhecimentos requeridos

Treinamento:

Conhecimento das principais ferramentas da qualidade e métodos

Conhecimento dos requisitos do sistema de gestão aplicáveis

Conhecimento de outros requisitos aplicáveis, específicos do cliente 

Conhecimento específico do produto e processo no campo de operação planejado

Qualificação do auditor com base na DIN EN ISO 19011 (somente para auditores de fornecedor, como prestadores externos de serviço ou participantes que desejam adicionalmente participar do exame de Auditor Certificado do Processo)

 

Exame:

– Certificado de qualificação VDA 6.3 – 3ª Edição 2016 | Qualificação para Auditor de Processo ou Treinamento de Atualização: da VDA 6.3 (2010) para VDA 6.3 (2016) –  Treinamento oficial VDA-QMC;

– No mínimo 5 (cinco) anos de experiência na indústria, de preferência no setor automotivo, dos quais no mínimo 2 na GQ (Gestão da Qualidade)*

– Comprovação de auditorias realizadas nos últimos 2 (dois) anos e/ou Qualificação como auditor baseada na DIN EN ISO 19011 (i. e. Auditor VDA)

– foto do documento (RG ou CNH)

– 1 foto para carteirinha em formato JPEG (pode ser tirada com celular, boa resolução, fundo claro, sem crachá/uniforme da empresa – não será aceito fotos 3×4 escaneadas) 

–  O Participante deve acessar o link, se cadastrar e realizar a prova online referente as ferramentas da qualidade: https://vdaqmccoretools.blinkit.de/start/Z5AGE27t9TNZbza6Q

deverá clicar em: Create new account > informar o nome completo e e-mail > o participante receberá um e-mail de confirmação > confirme e crie uma senha e abrirá um termo de aceite (leia tudo até o fim) > após o aceite siga as orientações.

Leia com atenção as questões, o participante terá apenas uma chance de responder o questionário.

– Resultado do teste de conhecimento gerado pela VDA-QMC (comprovante gerado no final da prova) + Evidências de realização de Treinamento de Core Tools (Certificados de PPAP, APQP, CEP, MSA, FMEA de outras instituições também são válidos) – precisa somar no mínimo 24h de treinamento ao total;

(caso não possua as evidências de certificados; ou não tenha sito aprovado na prova online; a capacitação adicional do Treinamento de Ferramentas da Qualidade para Auditores de Processos e Sistemas é requisitado – ID 417 antes de realizar o Treinamento e Exame VDA 6.3) – no Brasil o IQA é o instituto homologado para aplicação desse treinamento.

(*) Tempo como estagiário de estudante, etc. durante o curso  de bacharelado acadêmico ou de mestrado não podem ser contados para a experiência profissional de um candidato.

Local

Rua Nicolau Barreto, 643, Vila Cordeiro, São Paulo São Paulo – SP
Telefone: (11) 5091-4545

Programa de curso

Treinamento:

Correlação com outras exigências 

Resumo de três tipos diferentes de auditoria e explicação das suas diferenças

Resumo dos conteúdos dos capítulos individuais VDA 6.3 

Introdução à abordagem do processo para análise de risco de acordo com o Diagrama Tartaruga 

Processo de auditoria desde o programa de auditoria até a conclusão da auditoria

Planejamento e realização da auditoria do processo 

Esquema de avaliação de uma auditoria do processo

Código de conduta para auditores do processo

Elemento 2 do processo – gerenciamento do projeto

Elemento 3 do processo – planejamento do desenvolvimento do produto e do processo

Elemento 4 do processo – realização do desenvolvimento do produto e do processo

Elemento 5 do processo – gerenciamento de fornecedor

Elemento 6 do processo – análise do processo de produção 

Elemento 7 do processo – serviço ao cliente

Atribuição e avaliação das constatações da auditoria

Relatório de auditoria, documentação e conclusão

Elemento 1 do processo – análise de potencial

Introdução a Interpretações sancionadas (SI%u2019s) e Perguntas Frequentes (FAQ’s) atuais

Estas etapas do treinamento orientam sobre os requisitos básicos para auditorias do processo e permitem a aplicação integrada na indústria automotiva. Esta base é utilizada para corrigir, estabilizar e otimizar processos e é desenvolvida nos exercícios e exemplos de casos. O objetivo é garantir um avaliação confiável.

Certificado de Qualificação

Após ser aprovado no teste de conhecimento você receberá um certificado de qualificação VDA, para aprovação é necessário mínimo de 60% de acertos na prova de qualificação e 80% de participação.

Caso o candidato não obtenha a nota mínima 60% poderá refazer uma segunda chama em até um mês após a realização do treinamento sem custos.

Exame:

Geral:

O exame é dividido em duas seções, uma escrita e outra oral. Sendo aprovado em  ambas as seções você será premiado com um certificado com um número de registo e carteira de um auditor da VDA QMC . Os seus dados também serão inseridos na base de dados associada da VDA QMC.

Por favor, indique o seu primeiro nome e sobrenome em cada forma de exame.

Os telefones móveis ou outros dispositivos eletrônicos não poderão ser utilizados durante todo o exame.

Todo o material do exame (escritos e orais) é propriedade intelectual da VDA QMC e é protegido por direitos autorais. Deve ser entregue ao examinador no final do exame.

 

Exame Escrito:

Nenhum material de apoio ou notas poderá ser utilizado durante o exame escrito.

A finalidade do exame escrito é determinar nível de conhecimento do candidato. O exame possui 40 perguntas e o período de realização é de 60 minutos.

O exame consiste em um teste de múltipla escolha escrita. Quatro (4) possíveis respostas são fornecidas para cada questão e somente uma é correta em cada caso. É simplesmente um exercício de múltipla escolha.

Para ser aprovado é necessário pelo menos, 70% (min. 28 questões) de acertos.

Exame Oral:

A finalidade do exame oral é determinar a compreensão do candidato das informações prestadas no treinamento de formação.

Durante este exame oral, os examinadores iram observar e realizar uma avaliação estruturada de desempenho  do candidato.

O exame oral consiste em uma fase de preparação de 30 minutos e a entrevista em si, que dura cerca de 20 minutos.

Materiais de apoios e ou notas poderão ser utilizados durante a preparação para o exame oral, incluindo o manual VDA 6.3.

Para ser aprovado é necessário pelo menos, 70% (satisfatório)

Reprova:

O candidato poderá realizar até 03 tentativas de aprovação no VDA 6.3 – 3ª Edição 2016 | Exame de Qualificação de Auditor, sendo que todas as tentativas são cobradas de acordo com a necessidade se for necessário realizar ambos os exames o candidato pagará 100%, caso o candidato necessite realizar apenas uma dos exames (oral ou escrito) o candidato pagará 50% do valor de acordo com a data de inscrição.

Ver programa completo
Carga horária: 40 horas
Material
Apostila e exercícios serão enviados por e-mail aos participantes após a confirmação de realização do treinamento.
Plataforma Online
Para acessar o curso, será enviado um link aos participantes inscritos, é necessário possuir um computador com câmera e microfone com conexão banda larga.