EQF Intermediário – Ferramentas de Trabalho de Gestão Integrada

Turmas

Online
12 E 26/MAI/2025
Individual R$ 1.200,00
3 pessoas ou + R$ 1.140,00
Overview correlação entre Coretools + VDA 12 e 13/maio
Overview correlação com ISO e IATF – vulnerabilidade entre os fornecedores 19 e 20/maio
Tipos de Auditorias (sistemas, processos e produtos) – formatos de relatórios preparação e resultados 26/maio

Objetivo: Apresentar as principais diretrizes das coretools AIAG e VDA (APQP, MLA, FMEA, MSA, VDA 5, CEP, PAPP, VDA 2, 8D).
O EQF precisa avaliar se o fornecedor está usando as ferramentas adequadamente para garantir que o projeto atende aos requisitos definidos na entrada e como desdobramento, as características especiais sejam atendidas e monitoradas ao longo da vida série.
As coretools automotivas AIAG e VDA são utilizadas por empresas principalmente durante a fase de desenvolvimento de novos produtos com o intuito de obter produtos que satisfaçam aos requisitos e que tenham menor índice de falhas ao longo do processo de fabricação e fase de uso.
As montadoras de veículos requerem que seus fornecedores diretos tenham certificação do seu sistema de gestão da qualidade conforme requisitos IATF 16949, porém quando descemos na cadeia, muitas empresas são certificadas apenas ISO 9001. Diante desta situação pode ser requerido a adoção de requisitos específicos automotivos, além dos requisitos do cliente e coretools.
Proporcionar aos EQFs uma visão geral sobre o que a Metodologia Ágil focando no SCRUM sobre uma estrutura ágil de gestão de projetos que ajuda as equipes a estruturar e gerenciar o trabalho por meio do conjunto de valores, princípios e práticas.
Além disso O EQF poderá entender as similaridades e diferenças entre os requisitos sobre sistemas de tratativa de dados, podendo compreender seus conceitos básicos
Esse combo preparará o EQF para que saiba aplicar os diferentes tipos de auditoria para a indústria, suas particularidades, aplicação prática, normas de referência e a mensuração de resultados.
Podendo assim, apresentar aos EQFs uma discussão sobre a responsabilidade corporativa na gestão do produto, ferramentas de apoio e consequências sobre a entrega de um produto fora das especificações de segurança, legislação e/ou função primária.

Público: Profissionais que atuam na área da qualidade e desenvolvimento de fornecedores, em montadoras, sistemistas e subfornecedores da cadeia automotiva.

Pré-requisito:
• 2 anos de atuação com ferramentas da qualidade;
• 2º Grau técnico (mínimo);
• Leitura e Interpretação das normas ISO 9001 e IATF 16949
• Comprovar treinamentos com carga horária mínima de 24 horas nas ferramentas (APQP, PPAP, FMEA, CEP, MSA e MASP ou CQI-20) ou possuir o certificado do módulo “Básico” do treinamento de formação de EQF ou ser aprovado no quiz caso não tenha os certificados das ferramentas
• Conhecimentos básicos de proteção de dados.

Este módulo contempla os conteúdos abaixo:

  • Módulo 1 – Gestão Integrada
  • Overview correlação entre Coretools + VDA
  • Overview correlação com ISO e IATF – vulnerabilidade entre os fornecedores
  • Tipos de Auditorias (sistemas, processos e produtos) – formatos de relatórios preparação e resultados

Programa de curso

Conteúdo Programático:
Overview correlação entre Coretools + VDA – 16 horas

· APQP / MLA (4 horas)
· Planejamento da Qualidade do Produto
· Matriz de Responsabilidade (RASIC)
· Alinhamento entre as fases do APQP e MLA
· Análise de Risco do Projeto
· Desdobramento na cadeia de fornecimento
· Estudo de Caso APQP / MLA (como seria a resolução utilizando cada uma das ferramentas – 20 minutos)

FMEA (4 horas)
· Cenário global automotivo com relação às falhas em campo (recall)
· Requisitos IATF relacionados ao FMEA e a cadeia
· Conceitos Principais de riscos para o produto e processo
· Erros no uso de cada uma das 7 etapas do FMEA
· Exercício (avaliar um PFMEA pronto que será objeto de estudo – 20 minutos)

MSA / VDA 5 (4 horas)
· Introdução à capabilidade do Sistema de Medição
· Composição das variáveis do SM (QMP e QMS)
· Diferenças entre MSA e VDA 5
· Objetivos dos estudos de SM por Variáveis e interpretação dos resultados
· Objetivos dos estudos de SM por Atributos e interpretação dos resultados
· Principais fontes de variação em cada estudo
· Como interpretar a tabela para SM Complexos
· Uso da faixa de segurança na zona de incerteza de medição

CEP (4 horas)
· A importância do CEP
· Tipos de Controle (produto e Processo)
· Padrões de instabilidade
· Tipos de Gráficos de Controle
· Capabilidade e Performance de Processos (Cm, Cmk, Cp, Cpk, Pp, Ppk)
· Interpretação das distribuições em histograma
· Exercício (interpretação de um estudo de caso apresentado)

PPAP / VDA 2 (2 horas)
· Objetivos da Aprovação de Produto e Processo
· Apresentação das diferenças entre os manuais de referência
· Notificações e Submissões (Matriz Gatilho e Tabela 3.1)
· Níveis de Submissão e Situação da Submissão / Riscos

MASP 8D (2 horas)
· Introdução: O que é um problema? Como definir?
· Requisitos aplicáveis na ISO 9001 e IATF 16949
· Apresentação das 8 Disciplinas
· Tabela com as ferramentas possíveis de uso em cada etapa

Overview correlação com ISO e IATF – vulnerabilidade entre os fornecedores – 16 horas
A
presentação

  • Requisitos normativos resumidos por capítulo (exemplo: 4.1, 4.2, etc.). Explanação sobre o objetivo de capítulo.
  • Requisitos ISO/IATF relacionados às atividades de homologação de fornecedores e quais formas de homologação (exemplo: VDA 6.3 – P1)
  • Requisitos ISO/IATF relacionados às atividades de desenvolvimento de novos produtos
  • Requisitos ISO/IATF relacionados à validação de produtos e processos
  • Requisitos ISO/IATF sobre monitoramento do produto e processo na vida série
  • Requisitos ISO/IATF sobre reclamações de clientes e falhas de campo
  • Exercício estudo de caso para identificar requisitos normativos (40min.)

Tipos de Auditorias (sistemas, processos e produtos) – formatos de relatórios preparação e resultados – 8 horas

  • O conceito de auditoria;
  • Os diferentes tipos de auditoria;
  • A importância da auditoria para a melhoria da organização;
  • Auditoria de sistema;
  • Auditoria de processo;
  • Auditoria de produto;
  • Resultados práticos – como mensurar;
  • Os aspectos comportamentais
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Carga horária: 40

Importante

FATURAMENTO

– Para empresas que optam pelo envio de pedido de compras, o mesmo deve ser enviado após a confirmação do treinamento para o e-mail grupo_treinamentos@iqa.org.br ;

– A cobrança será realizada no primeiro dia do treinamento (exceto treinamentos realizados a partir do dia 25 que serão faturados no primeiro dia útil do próximo mês), com o vencimento para 20 dias, caso o pedido de compras não seja enviado até essa data a NF será gerada sem o pedido e não poderá ser alterada;

– A NF será emitida exclusivamente com os dados fornecidos no ato da inscrição, descontos só serão concedidos com o cupom aplicado;

– O IQA é uma entidade sem fins lucrativos e está isento de IRPJ (não reter IR).

CANCELAMENTO

– O treinamento poderá ser cancelado pelo IQA por falta de quórum, avisaremos do cancelamento com 07 dias de antecedência da data prevista para início do treinamento;

– O PARTICIPANTE poderá cancelar ou alterar a data de sua inscrição com até 07 dias de antecedência do início do treinamento, caso a solicitação não seja realizada dentro do prazo estipulado será gerado uma multa referente a 30% do valor do treinamento de acordo com data da inscrição, o cancelamento ou alteração da data deverá ser solicitado por e-mail para grupo_treinamentos@iqa.org.br.

CERTIFICADO

– Para receber certificado de participação é necessário ter pelo menos 80% de presença no treinamento;

– Os certificados são emitidos em até 20 dias após realização do treinamento, e serão disponibilizados na área do aluno no site do IQA;

– Login e senha enviados por e-mail no ato da inscrição, para o e-mail cadastrado do participante, (remetente falecom@iqa.org.br) 

OUTROS

– É obrigatório se registrar todos os dias no treinamento, para ser contabilizado sua presença e participação, caso for acompanhar o treinamento com outro participante é necessário que ambos realizem o registro para garantir a presença, o registro pode ser feito através do celular.

– A taxa de inscrição inclui material didático, certificado de participação coffee-breaks (nos treinamentos presenciais);

– Custos de transporte e hospedagem dos participantes não estão inclusos na taxa de inscrição (nos treinamentos presenciais);

– Parceiros IQA: AEA, SAE Brasil, Sindipeças, Sindirepa, necessário informar o número de associado para garantir o desconto.

– Não é possível realizar vista de provas, o participante receberá o resultado da avaliação realizada em até 10 dias após a realização.

Material
Apostila e exercícios serão enviados por e-mail aos participantes após a confirmação de realização do treinamento.
Plataforma Online
Para acessar o curso, será enviado um link aos participantes inscritos, é necessário possuir um computador com câmera e microfone com conexão banda larga.