Processo de Renovação de Auditor VDA 6.3

Processo de Renovação de Auditor VDA 6.3 – 3ª ed. 2016

 

Desde 2010, os auditores de processo foram treinados pelo VDA QMC e seus parceiros licenciados em uma rede mundial para o novo padrão VDA 6.3. Após o exame bem sucedido, os participantes recebem um certificado de auditor, com o validade de 3 anos.  

Processo de Renovação: 

Há dois caminhos para a renovação do Certificado de Auditor VDA 6.3

  • Renovação: Prova + Evidências
  • Renovação: Treinamento VDA ID 417 + Evidências

 

A Prova

O Auditor deverá acessar o link da VDA: https://vdaqmccoretools.blinkit.de/start/Z5AGE27t9TNZbza6Q, e realizar a prova para renovação.

O Auditor deverá clicar em: “Create new account” > informe seu nome completo e e-mail > você receberá um e-mail de confirmação > confirme, crie uma senha e abrirá um termo de aceite (leia tudo até o fim) > após o aceite siga as orientações. 

O Auditor deverá realizar a com 30 questões de múltipla escolha, cada pergunta terá apenas 1 (uma) alternativa correta, para ser aprovado é necessário acertar no mínimo 70% (21 questões).

O Auditor terá 1h para responder a prova.

A realização dessa prova não tem custo ao Auditor. 

Leia com atenção as questões, você terá apenas uma chance de realizar a prova. 

Se você acessar e aparecer a frase: ‘no course available’ – atualize a página ou acesse por outro navegador ou tente esse segundo linkhttps://vdaqmccoretools.blinkit.de/courses/Z5AGE27t9TNZbza6Q/blink/a5k9jbqRrMrPwJ8s5 

 Importante, a prova estará em português, mas é realiza diretamente em um sistema controlado pela VDA-QMC, o IQA não temos acesso a prova e não podemos realizar modificações.

Essa prova consiste em perguntas de conhecimento sobre as ferramentas da qualidade, é aconselhável estudar as normas para melhor aproveitamento da prova. (APQP, PPAP, CEP, MSA, FMEA, MASP).

Após realizar a prova você terá na tela a mensagem de aprovação ou reprovação. Caso aprovado terá um botão verde escrito “Download Course Certificate” clique nele e será gerado um arquivo em PDF. 

Caso reprovado, será necessário que o Auditor faça o Treinamento adicional VDA ID 417 – Ferramentas da Qualidade para Auditores de Processos e Sistemas.

Então são dois caminhos iniciais diferentes a seguir:

1º fazer a prova, ser aprovado + enviar as evidências ou

2º fazer o treinamento VDA ID 417 + entrega das evidências abaixo

 

Treinamento VDA IS 417:

Treinamento VDA – Ferramentas da Qualidade para Auditores de Processos e Sistemas – ID 417, de 16 horas, obrigatório ser oficial VDA. No Brasil o instituto homologado para aplicação desse treinamento oficial VDA é o IQA.

 

Evidências:

  • Treinamento de Core Tools: Enviar certificados de treinamentos: PPAP, APQP, CEP, MSA, FMEA devendo somar no mínimo 24h de treinamento ao total.
    • Caso não possua as evidências de certificados de treinamentos das ferramentas da Qualidade, ao Auditor poderá realizar o Treinamento VDA ID 417, oficial VDA.
  • Cópia do certificado de auditor VDA 6.3.
  • Experiência de auditoria:
    • Devem ser fornecidas provas de pelo menos 5 auditorias de processo realizadas no período de validade do certificado de auditor. A evidência deverá ser em arquivo PDF e conter as informações: estar assinados, capa de auditoria com o nome do auditor, local auditado,  quais P’s foram auditados, data de auditoria e nota de classificação, deve estar no padrão de auditoria VDA ou VW. 
    • Todos os elementos do processo (P2 a P7) devem ter sido auditados pelo menos uma vez / Ou Elementos do processo (P5 ao P7) – Análise potencial também é válido. 
    • As auditorias declaradas devem ser confirmadas pelo conselho de administração ou pelo gerente da QM. 
    • É obrigatório a auditoria estar assinada pelo auditor e pelo auditado. 
    • Caso não tenha experiência em Auditoria e/ou não puder comprovar esse requisito, é necessário fazer o Treinamento adicional VDA ID 341 – VDA 6.3 Workshop para Auditores de Processos Certificados (treinamento de 1 dia online).

  

Documentação:

  • ID-340_Processo de Renovação_Auditor_VDA6-3_2021_PT – preenchido e assinado 

O formulário em anexo deve ser preenchido e assinado no mês de solicitação e entregue com toda a documentação requerida citada acima. 

No formulário deve ter todas as informações das evidências que serão enviadas como comprovação e a data da assinatura deve ser a do mês de solicitação.   

Importante: esse procedimento é aplicado para todas as renovações solicitadas a partir de março de 2020, e as renovações devem ser feitas com, no mínimo, um mês de antecedência da data de vencimento do Certificado e no máximo dois meses após o vencimento.

Só será aceito renovação com até 2 meses após vencimento do certificado ter expirado. 

Novo Certificado:

Todos os requisitos acima cumpridos, será emitido um novo certificado com validade para + 3 anos a partir do vencimento anterior e será gerado uma cobrança no valor de R$ 1.040,00 por certificado.

O certificado novo levará de 40 a 60 dias para ser enviado por e-mail, após a confirmação do pagamento.

 

Faturamento:

Todas as renovações são encaminhadas para a VDA nos dias 28 a 30 do mês, com isso a Nota Fiscal será emitida no começo do mês subsquente após a solicitação de renovação. 

Pedido de compra: para empresas que fazem emissão de pedido de compras é necessário o envio o pedido de compras e o  Anexo 1 preenchido para faturamento (ver link abaixo). 

Esse investimento poderá ser pago via pagseguro em até 12x (5x sem juros) ou via boleto/depósito/transferência bancária. 

 

Qualquer dúvida sobre esse processo, procurar por Leonardo Foltran (grupo_treinamentos@iqa.org.br) 

 

Documentos para download: Clique aqui para baixar.