(Português BR) Segurança química em laboratórios e processos – adequação ao GHS

Turma indisponível

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Course program

(Português BR) Conscientização para os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Dados da OIT / recomendações.
Conceitos de “Perigo” e “Risco”; “acidente” e “incidente” (quase acidente). Riscos químicos – intoxicações agudas e crônicas: vias de absorção de agentes químicos no organismo. Limites de Tolerância, DL-50 e CL-50; Ação combinada (sinérgica). DVD: “Segurança no Laboratório – Pontos básicos e precauções com produtos químicos”.
A importância das Fichas de Informações de Segurança de Prods Químicos (FISPQs); conf. a Norma NBR-14.725 (Partes 1, 2 3 e 4). Como utilizá-las e interpretá-las corretamente. Sinalizações de risco (O.I.T., Diam. de Hommel e o Sistema GHS -benefícios. Discussão detalhada dos riscos específicos e cuidados de quatro produtos mais utilizados na Empresa (Ácidos, base, solvente, etc.) a serem definidos.
O que é o GHS. Por que o GHS é necessário. Pequena introdução histórica; convenção 170 da OIT aprovada no Brasil. Elementos do GHS. Classificação de perigos.
Pictogramas, frases de perigo, frases de precaução, pictogramas de precaução. Rotulagem. O GHS na Ficha de dados de segurança ou FISPQ (Ficha de Informações de Segur. de Prods Químicos).
Legislação brasileira e normas disponíveis na ABNT /Abiquim.
Exemplos para classificação de substâncias puras / reagentes, utilizadas em laboratório ou processos.
Exemplos para classificação, definição de simbologias de riscos e conteúdo dos rótulos de misturas
(soluções), utilizadas em laboratório ou processos, em função da toxicidade e proporção de seus ingredientes. Exercícios.
Infraestrutura de um Laboratório Seguro: Layout, renovação do ar e Equipamentos de Proteção
Coletiva (EPCs): Capelas: diferentes tipos, detalhes e o seu uso correto nas áreas de laboratórios ou processos; testes de eficiência, controle automático de vazão. DVD: “Capelas de Laboratórios”. Coifas de captação de pós e vapores, as mais adequadas.
Equipamentos de Emergência: Chuveiro e Lava-olhos (sugestões práticas) DVD: “Equipamentos de emergência”. Sinalizações de Segurança nos Laboratórios
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – os mais adequados: Olhos/ Face, Mãos, respiratória e auricular, cuidado com a exposição ao ruído fora do trabalho. DVD: “Segurança dos olhos”.
Práticas corretas em Laboratórios e processos. Cuidados com vidrarias, sugestões. Transporte e manuseio de reagentes e soluções – Volumes grandes (riscos ergonômicos). Carrinhos e dispositivos especiais.
Armazenagem de produtos químicos – Local e instalações adequadas. Uso de bandejas de contenção.
Incompatibilidades dos produtos químicos (produtos incompatíveis: distantes – mínimo 1,0 metro).
Armários p/ os inflamáveis e o uso de Containers com bocalcorta chamas. DVD: “Segurança nos Laboratórios – Armazenagem de produtos químicos”.
Gerenciamento de resíduos dos laboratórios líquidos (aquosos e solventes), sólidos e gasosos.
Estocagem de resíduos de produtos químicos. DVD: “Cuidados com resíduos dos prods. perigosos”.
Recomendações e sugestões de baixo custo. Derramamentos de prods. químicos” –Disponibilizar
kits com absorventes e instruções. Recomendações.
Fontes causadoras de incêndio em Laboratórios e áreas de Processos, como evita-las. Cuidados com os solventes. DVD: “Líquidos Inflamáveis”.
Uso seguro de produtos químicos. Implantação de um “Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente”, com melhoria contínua. As etapas do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Checar/verificar e Agir/corrigir). Dicas para elaborar/atualizar o Manual de Segurança em Laboratório.

Considerações finais

View full program
Carga horária: 12 horas

Important

(Português BR) FATURAMENTO

– Para empresas que optam pelo envio de pedido de compras, o mesmo deve ser enviado após a confirmação do treinamento para o e-mail grupo_treinamentos@iqa.org.br ;

– A cobrança será realizada no primeiro dia do treinamento (exceto treinamentos realizados a partir do dia 25 que serão faturados no primeiro dia útil do próximo mês), com o vencimento para 20 dias, caso o pedido de compras não seja enviado até essa data a NF será gerada sem o pedido e não poderá ser alterada;

– A NF será emitida exclusivamente com os dados fornecidos no ato da inscrição, descontos só serão concedidos com o cupom aplicado;

– O IQA é uma entidade sem fins lucrativos e está isento de IRPJ (não reter IR).

CANCELAMENTO

– O treinamento poderá ser cancelado pelo IQA por falta de quórum, avisaremos do cancelamento com 07 dias de antecedência da data prevista para início do treinamento;

– O PARTICIPANTE poderá cancelar ou alterar a data de sua inscrição com até 07 dias de antecedência do início do treinamento, caso a solicitação não seja realizada dentro do prazo estipulado será gerado uma multa referente a 30% do valor do treinamento de acordo com data da inscrição, o cancelamento ou alteração da data deverá ser solicitado por e-mail para grupo_treinamentos@iqa.org.br.

CERTIFICADO

– Para receber certificado de participação é necessário ter pelo menos 80% de presença no treinamento;

– Os certificados são emitidos em até 20 dias após realização do treinamento, e serão disponibilizados na área do aluno no site do IQA;

– Login e senha enviados por e-mail no ato da inscrição, para o e-mail cadastrado do participante, (remetente falecom@iqa.org.br) 

OUTROS

– É obrigatório se registrar todos os dias no treinamento, para ser contabilizado sua presença e participação, caso for acompanhar o treinamento com outro participante é necessário que ambos realizem o registro para garantir a presença, o registro pode ser feito através do celular.

– A taxa de inscrição inclui material didático, certificado de participação coffee-breaks (nos treinamentos presenciais);

– Custos de transporte e hospedagem dos participantes não estão inclusos na taxa de inscrição (nos treinamentos presenciais);

– Parceiros IQA: AEA, SAE Brasil, Sindipeças, Sindirepa, necessário informar o número de associado para garantir o desconto.

– Não é possível realizar vista de provas, o participante receberá o resultado da avaliação realizada em até 10 dias após a realização.

Material
Handout and exercises will be sent by email to participants after confirmation of the training.
Online Platform
To access the course, a link will be sent to registered participants, it is necessary to have a computer with camera and microphone with broadband connection.