IQA lança Certificação de Reparador Automotivo

  • Iniciativa visa reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades de profissionais que atuam em oficinas ou concessionárias de todo o País

 

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, tendo como foco na promoção contínua da qualidade no setor, disponibiliza a todo o mercado automotivo o seu mais novo programa: a Certificação IQA para Reparador Automotivo, a iniciativa busca reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades, baseados nas Normas ABNT.

 

De caráter voluntário, a Certificação IQA para Reparador Automotivo traz benefícios para todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que contará com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo especializado no setor automotivo, o que representa uma garantia a mais de qualidade na prestação de serviços.

 

“Pensamos na certificação para reparador como um instrumento em que todos ganham: o profissional, que tem seus conhecimentos valorizados, as empresas do setor, que passam a ter mais competitividade ao contar com mão de obra reconhecidamente qualificada, e o consumidor final, que corre menos riscos ao contratar serviços automotivos”, afirma Alexandre Xavier, Superintendente do IQA.

 

“Essa certificação coroa um sonho dos reparadores”, afirma Pedro Paulo Moraes, Presidente Sindirepa-PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Assessórios Nacional de Pernambuco), ao comentar que os profissionais do setor valorizam muito esse tipo de certificação. “Estamos orgulhosos dessa iniciativa, uma vez que se trata de uma certificação feita por uma entidade do setor, totalmente brasileira e sem adequações”, completa Moraes.

 

Para Douglas Palma, diretor executivo do IQA, a certificação de reparadores efetivamente é o caminho mais indicado para corrigir várias não conformidades no mercado de reposição e chegar junto a todo o mercado brasileiro. “A Certificação Profissional IQA define uma trilha segura para o profissional buscar sua capacitação, permite estruturar programas de garantia de peças, e identifica e eleva a imagem de toda uma cadeia de valor junto aos consumidores finais”, afirma Palma.

 

Como funciona

 

O Certificado IQA para Reparadores pode ser obtido por qualquer profissional da área, independente de diploma ou formação acadêmica específica. A avaliação é realizada online e dependendo do resultado o profissional é certificado.

 

A certificação é um investimento, com validade de três anos inicialmente. “Após esse período o profissional deve passar por recertificação, e por isso é imprescindível que nesse período de tempo mantenha seus conhecimentos atualizados, uma vez que surgem novas tecnologias todos os dias”, afirma Sergio Ricardo Fabiano, Gerente de Serviços do IQA.

 

A certificação é baseada no modelo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e utiliza as normas ABNT atuais e existentes como Qualificação de Mecânico de Manutenção (ABNT NBR 15681), Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em Sistema de Freios (ABNT NBR 14778), Direção (ABNT NBR 14779), Suspensão (ABNT NBR 14780), Exaustão (ABNT NBR 14781), Regulagem de Motores Ciclo Diesel (ABNT NBR 14889), e Retífica de Motores Alternativos de Combustão Interna (ABNT NBR 13032).

 

“Uma vantagem desse modelo é que é possível incorporar novas normas ABNT ao longo do tempo, assim que elas são publicadas”, afirma Fabiano ao comentar ainda que o certificado fica disponível digitalmente em um banco de dados online para consulta de empresas interessadas na contratação de profissionais.

 

Reparação automotiva

 

A tecnologia embarcada nos veículos requer conhecimentos cada vez mais específicos e especializados para a sua manutenção e reparo. Ao mesmo tempo, a educação formal dos profissionais é limitada à oferta da disponibilidade do mercado, como as escolas técnicas públicas ou privadas, dos programas das montadoras (exclusivo aos profissionais da sua rede) e das iniciativas de fabricantes de equipamentos e autopeças, que com frequência ministram palestras e cursos.

 

Apesar disso, a mão de obra formada pelas instituições formais ainda não supri as necessidades do mercado, e a grande maioria dos profissionais aprende o ofício na prática. Segundo o Anuário da Indústria da Reparação Automotiva 2020, o mercado de reposição automotiva movimenta mais de 68 bilhões de reais por ano, enquanto os serviços de manutenção são realizados por mais de 122 mil oficinas independentes espalhadas em todo o Brasil (80% do total) e por outras 4 mil concessionárias (20% do total), estimando-se em cerca de 500 mil que atuam diretamente nas atividades produtivas diretas.

 

“Este é um projeto construído à quatro mãos, entre IQA e Sindirepa Brasil, com objetivo de desenvolver todo setor de aftermarket automotivo e, portanto, está nos nossos planos a ampliação do escopo aos demais elos da cadeia produtiva, como profissionais que atuam no varejo e atacado de autopeças”, afirma Alexandre Xavier, Superintendente do IQA.

Written by
Imprensa IQA