Rede Corporativa
, 12 de agosto de 2020.
13/02/2013
Manuais AIAG
Manuais AIAG

Publicações

Todos os manuais comercializados pelo IQA são editados em língua portuguesa
(Por quê adquirir os Manuais da Qualidade em português?)

 

Manuais AIAG

FMEA - Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
A nova atualização do manual tem como diferencial o foco no cliente em todas as fases de desenvolvimento do produto, para minimizar o risco de alterações e, principalmente, atender as expectativas do mesmo. Esta edição possui mais conteúdo, além de esclarecer dúvidas freqüentes para a elaboração dos FMEA´s nas organizações. Outra alteração é o alinhamento entre os pontos em comum entre os dois principais tipos de FMEA – o DFMEA e o PFMEA. Esta publicação também enfatiza que o FMEA é parte do APQP e não deve ser considerado um evento individual. O FMEA ajuda na identificação de falhas em produtos e processos, viabilizando sua prevenção ou correção.

 

MSA - Análise do Sistema de Medição
A quarta edição do MSA substitui a terceira edição, ao menos que seja especificado de outra forma por seu cliente. Este manual é um guia para selecionar procedimentos para se avaliar a qualidade e confiabilidade de um sistema de medição, possibilitando sua melhoria contínua através da análise de informações de repetitividade, reprodutividade, tendência, linearidade, etc. Este manual define as diretrizes básicas de análise de dados de medições, permitindo que o usuário possa evoluir e adaptar, diferentes métodos de análise para processos e produtos específicos.


APQP – Plano de Controle
A segunda edição do APQP substitui a primeira edição, a menos que seja especificado de outra forma por seu cliente. Este manual continua a apresentar as diretrizes gerais para assegurar que o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto seja implementado de acordo com os requisitos do cliente. Inclui a incorporação de uma abordagem de processo focado no cliente, a terminologia atualizada e conceitos consistentes com a norma ISO / TS 16949 e outros manuais de ferramentas essenciais da Chrysler, Ford e General Motors. Apresenta referenciais apropriadas às especificidades do cliente fornecidas sem o texto completo.

 

CEP - Fundamentos de Controle Estatístico do Processo
Este manual de referência descreve uma abordagem formal e unificada da indústria automotiva no que se refere aos métodos de controle estatístico do processo. Este manual tem a intenção de prover recursos e ferramentas estatísticas no controle dos processos de manufatura, definindo as suas aplicações mais usuais e discutindo os conceitos importantes de variação, controle estatístico, capabilidade e tomada de ações.

 

PPAP – Processo de Aprovação de Peça de Produção
Este manual tem o objetivo de padronizar os manuais, procedimentos, formatos e nomenclaturas técnicas utilizados pela DaimlerChrysler, Ford e General Motors no sistema da qualidade dos respectivos fornecedores. Assim, este manual deveria ser utilizado pelos fornecedores na submissão para aprovação de peças de produção para estas empresas. Pode também ser utilizado pelos fornecedores na aplicação dos requisitos de aprovação inicial em sua base de subfornecedores.


MFMEA - Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial (Para Ferramentas e Equipamentos)
Este manual de referência delineia o processo de gerenciar e conduzir a Análise de Modo e Efeitos de Falha de Máquinas (MFMEA), conforme definido e utilizado pela indústria automotiva norte-americana.


CQI 9 - Processo Especial: Avaliação do Sistema de Tratamento Térmico
Essa Publicação vem a substituir sua versão anterior (2ª) e contém alguns requisitos novos, alguns alterados e esclarecimentos que a organização do fornecedor necessitará considerar ao fazer a sua autoavaliação. Esta 3ª edição é um trabalho decorrente da colaboração entre OEM, fornecedores Tier 1, fornecedores de tratamento térmico e empresas de calibração que atendem a indústria de serviços de tratamento térmico.


CQI 11 - Processo Especial: Avaliação do Sistema de Deposição
Essa Publicação vem a substituir sua versão anterior (1ª) e contém novos requisitos, requisitos alterados e esclarecimentos que a organização fornecedora necessitará considerar para fazer uma autoavaliação.


CQI 12 - Processo Especial: Avaliação do Sistema de Revestimento
Essa Publicação vem a substituir sua versão anterior (1ª) e contém requisitos novos e alterados e esclarecimentos que a organização fornecedora necessitará considerar para fazer uma autoavaliação.


CQI 15- Processo Especial: Avaliação do Sistema de Soldagem
Este documento especifica os requisitos de processo para uma organização ou seus fornecedores realizando a soldagem aplicável, que precisam: demonstrar capacidade de fornecer de forma consistente, produtos que atendam aos requisitos regulamentares aplicáveis e do cliente, e aumentar a satisfação do cliente, através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema. A Avaliação do Sistema de Soldagem é aplicável aos locais onde as peças especificadas pelo cliente para a produção e/ou serviço são processadas em toda a cadeia de suprimentos automotivos.

CQI 17 - Processo Especial: Avaliação do Sistema de Solda Branda
Este documento especifica os requisitos de processo para uma organização ou seus fornecedores realizar o processo de soldagem (Solda Branda) aplicável, que precisam: demonstrar capacidade de fornecer de forma consistente, produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema. A Avaliação do Sistema de Solda Branda é aplicável aos locais onde as peças especificadas pelo cliente para a produção e/ou serviço são processadas em toda a cadeia de suprimentos automotivos.


CQI-20 Solução Eficaz de Problemas (Guia Prático)
Este manual foi desenvolvido devido a preocupações expressas pelos fabricantes de automóveis e fornecedores sobre a capacidade de prevenir a recorrência do problema. Atualmente o item ação corretiva (requisito 8.5.2 da ISO TS/16949) é uma das principais fontes de não conformidades emitidas por organismos de certificação. Este Guia de orientação define o que deve ser feito por uma organização para resolver esta questão. O manual vem a substituir o manual CQI 10 sendo a 1ª edição.


CQI-21 Solução Eficaz de Problemas (Guia do Líder)
Este Guia fornece orientações úteis aos líderes de como eles podem se envolver ao longo do tempo para conduzir a solução eficaz de problemas em sua cultura.
Liderar uma organização com os valores corretos de Solução Eficaz de Problemas pode garantir os comportamentos corretos ao insistir que a sua cultura responda às medidas e métricas certas da solução eficaz de problemas.
Quando tudo já tiver sido transmitido e feito, para a Solução Eficaz de Problemas ser eficaz em uma organização, os principais líderes e gerentes em todos os níveis devem estar envolvidos e "liderar como exemplo". Este Guia fornece a fundamentação. 


CQI 23 - Processo Especial: Avaliação do Sistema de Moldagem
Este documento especifica os requisitos de processo para uma organização ou seus fornecedores que realizam a moldagem aplicável, e precisam: demonstrar a capacidade de fornecer de forma consistente os produtos que atendam aos requisitos regulamentares aplicáveis e do cliente, e aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema. A Avaliação do Sistema de Moldagem é aplicável aos locais onde as peças especificadas pelo cliente para a produção e/ou serviço são processados em toda a cadeia de suprimentos automotivos.
 


Atalhos da página


Mapa do Site

IQA - Instituto da Qualidade Automotiva
Endereço: R. Nicolau Barreto, 643 - Vila Cordeiro, São Paulo - SP, 04583-001
tel. 55 11 3181-9181 www.iqa.org.br
Rede Corporativa e-Solution Backsite